A artista, arquiteta e educadora Carla Caffé inaugura dia 21 de janeiro, na galeria Flávio de Carvalho da Funarte São Paulo, a exposição “A(e)rea Paulista”, um painel que reconstrói lugares e impressões da avenida-símbolo da cidade.
Para esta exposição na Funarte, os desenhos de “A(e)rea Paulista” ganham grandes dimensões. Por meio de cartazes que, reunidos, somam mais de 11 metros de extensão por 1,40 metro de altura, a galeria da Funarte vai hospedar uma paisagem construída, segundo a definição da autora, através de cálculos poético-mentais sobre a topografia da região. “É uma vista aérea desde o centro da cidade, que mira o espigão e o coloca no alto”, define Carla.
Fascinada pela Paulista, Carla Caffé se dedicou a desenhá-la entre 2003 e 2009. O resultado deste trabalho, que reúne ilustrações da avenida desde a rua da Consolação até o Paraíso, foi publicado em 2009 no livro “Avenida Paulista”, pelas editoras Cosac Naify e SESC. Adotado pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído em rede nacional para as escolas e bibliotecas públicas infanto-juvenis, a publicação recebeu o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e JuveniI (FNLIJ) Glória Pondé. Em 2011, a obra de Carla, inspirada numa visão topográfica da região, recebeu novo livro de tiragem numerada e assinada, “A(e)rea Paulista”, pelo ateliê Carla Caffé e editora Tijuana.
O projeto foi premiado, em setembro de 2011, pelo edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, que selecionou apenas seis trabalhos entre mais de duzentos inscritos para ocupar as galerias Mario Schenberg e Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte SP.
Contemplado também pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo do Estado de São Paulo, “A(e)rea Paulista” será exposto, ainda, na Passagem Literária da Consolação, quase esquina com a avenida-tema da exposição.
Além da mostra, a artista comemora o aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, com uma tarde de desenhos na própria avenida Paulista. Confira a programação.
Sobre Carla Caffé: Nasceu na cidade de Santo André (SP). Formada em arquitetura pela FAU-USP, dedica-se também ao desenho, teatro e cinema. Por quatro anos, editou na “Folha de S. Paulo” a coluna semanal “Cidade nua”. Seu trabalho “Passagens”, conjunto de desenhos de São Paulo, Nova Iorque e Paris, foi exposto na IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. A série sobre São Paulo também ficou em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo. No cinema, trabalhou como diretora de arte nos longas-metragens “Central do Brasil” (Walter Salles, 1998), “Bossa Nova” (Bruno Barreto, 2000), ambos em parceria com Cássio Amarante, e “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé (2003). Também assinou materiais gráficos para os filmes “Kenoma” (Eliane Caffé, 1998), “A Via Láctea” (Lina Chamie, 2007), e “Bodas de Papel” (André Sturm, 2006). Sua primeira experiência no teatro foi ao lado de Antunes Filho, para depois integrar a Companhia de Ópera Seca. Assina, em parceria com Carol Tonetti, projetos arquitetônicos na cidade de São Paulo. Saiba mais em www.carlacaffe.com.br
SERVIÇO
Exposição: “A(e)rea Paulista” – Carla Caffé
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011
Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Flávio de Carvalho
Alameda Nothmann 1058. Campos Elíseos. Tel: (11) 3662-5177
Abertura:
21 de janeiro de 2012 | Sábado, às 16h
Visitação:
21 de janeiro a 24 de fevereiro | De segunda a domingo, das 14h às 22h
Tarde de desenhos com Carla Caffé:
25 de janeiro de 2012 | Quarta, das 14h às 18h
Encontro no Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Flávio de Carvalho. De lá, grupo segue para o vão do MASP.
Levar caderno sem pauta, estojo com materiais de desenho e, se possível, banquinho móvel. Sugestão: caneta bico de pena e caneta PITT (de feltro com ponta pincel)
Entrada franca