Sala Carlos Miranda abriga o novo teatro do Nordeste

Marco França (Curió) e César Ferrario (Teobaldo). Foto: Maurício Cuca

Três companhias de destaque na cena teatral contemporânea da região Nordeste estarão na cidade de São Paulo, de maio a setembro de 2012, trazendo espetáculos, oficinas, mesas-redondas e atividades de intercâmbio à Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP. A programação marca o retorno a São Paulo da peça “O Capitão e a Sereia”, do grupo Clowns de Shakespeare (Natal, RN), e integra o projeto “Nova Cena Nordestina”, selecionado por Edital de Ocupação da Funarte em 2012.

Baseada em obra homônima do escritor pernambucano André Neves, “O Capitão e a Sereia” estreou em outubro de 2009 no Teatro Sesi Vila Leopoldina e angariou, depois de dois meses em cartaz, o Prêmio Shell 2009 de melhor figurino, além da aprovação da mídia especializada local como o terceiro melhor espetáculo do ano.

Além do Clowns de Shakespeare, virão à Carlos Miranda, até setembro, o grupo Magiluth (Recife, PE) e A Outra Companhia de Teatro (Salvador, BA). Juntos, estes três núcleos artísticos propõem difundir e promover o debate sobre o teatro nordestino contemporâneo, com foco na construção de uma identidade nacional para o teatro de grupo.

Até o encerramento do projeto Nova Cena Nordestina, a Carlos Miranda abrigará mais de sessenta apresentações de cinco espetáculos teatrais consagrados dos repertórios deste trio. Estarão em cartaz, pelo projeto, novas montagens de “Remendo Remendó” e “Mar me Quer”, d’ A Outra Companhia de Teatro, e as peças “Um Torto” e “O Canto de Gregório”, do grupo Magiluth.

Integram as atividades do Nova Cena Nordestina, ainda, oficinas abertas, mesas-redondas, intercâmbios com grupos paulistanos sobre a produção do teatro de grupo no Brasil, e leituras encenadas de textos de novos dramaturgos nordestinos (veja abaixo programação da primeira fase).

Sobre os Clowns de Shakespeare – Fundado em 1993 na cidade de Natal (RN), o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare desenvolve um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, na musicalidade da cena e do corpo e no teatro popular. Mesmo indiretamente, a técnica do clown está sempre presente na estética do grupo, que também recebe influência das comédias shakespearianas. A companhia, que já passou por mais de 80 cidades nas cinco regiões brasileiras, participou de alguns dos mais importantes festivais do país, como o FIT – São José do Rio Preto, o Cena Contemporânea (Brasília), a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo (SP) e o Porto Alegre em Cena. Entre os prêmios recebidos estão o Shell SP 2009, pelo figurino de “O Capitão e a Sereia”, e os APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e FEMSA/Coca-Cola, ambos com o espetáculo “Fábulas”, para direção (Fernando Yamamoto) e ator (Rogério Ferraz), em 2007.

Sobre o Grupo Magiluth – Composto por alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Grupo Magiluth surgiu em 2004 a partir de um trabalho de conclusão de disciplina. Após três anos de experimentos, os alunos/atores do Magiluth profissionalizaram-se seguindo a ideia do teatro de grupo, uma categoria de organização e produção teatral em que um núcleo de atores, movidos por um mesmo objetivo e ideal, realiza um trabalho em continuidade. Seguindo essa trajetória, os integrantes do Magiluth montaram trabalhos com características diversas: Corra -trabalho de pesquisa e experimentação da linguagem cênica que envolve o conceito do ator-narrador para falar do “Efeito Borboleta”, vertente da Teoria do Caos. Ato – experimentação da arte do clown que une conceito, técnica e poesia inspirados na linguagem cênica de Beckett para falar das relações de poder. E Torto – Trabalho de pesquisa combinando novas propostas do teatro contemporâneo.

Sobre A Outra – A Outra Companhia de Teatro é um grupo residente do Teatro Vila Velha, com sede na cidade de Salvador (BA) e fundado em abril de 2004. Entre os prêmios recebidos ao longo de sua atividade, destacam-se, em 2010, o Prêmio BNB de Cultura com o projeto Memorial Brasil de Artes Cênicas – Cena Nordestina, e diversas aquisições do Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte: categoria circulação, com o projeto “Outras Histórias”, em 2010; o projeto “Mar me Quer”, em 2009, e o projeto “O Pique dos Índios” ou “A Espingarda de Caramuru’, uma homenagem a Haydil Linhares, em 2007/2008. Já no ano de sua criação, em 2004, A Outra foi contemplada com o Prêmio Braskem de Teatro – categoria Revelação, pelo espetáculo “Arlequim servidor de dois patrões”, para o diretor Vinício de Oliveira.

Serviço

NOVA CENA NORDESTINA – PRIMEIRA FASE
Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP. Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo. Informações: (11) 3662-5177 ou desembucha@clowns.com.br

Espetáculo: “O Capitão e a Sereia”
Até 3 de junho de 2012 | Quintas a sábados às 21h, domingos às 20h
Com: Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal, RN)
Direção: Fernando Yamamoto
Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Marco França e Renata Kaiser
Assistente de Direção: Paula Queiroz
Iluminação: Ronaldo Costa
Produtor: Rafael Telles
Assistente de Produção: Arlindo Bezerra
Preparador corporal: Sávio de Luna
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada: R$ 10,00). Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo.
Duração: 75 minutos | Recomendação etária: 14 anos

Oficina: Clowns de Shakespeare: Prática e Pensamento
De 23 a 27 de maio | Quarta a domingo, das 9h às 13h
A oficina “Clowns de Shakespeare: prática e pensamento” irá possibilitar aos participantes a oportunidade de vivenciar alguns dos procedimentos de trabalho e de construção de pensamento do grupo, como os atos administrativos, a busca de meios de subsistência, as bases filosóficas e as técnicas usadas no trabalho de elaboração da cena.
Público-alvo: estudantes e profissionais em teatro
Número de vagas: 20
Inscrições: desembucha@clowns.com.br. Enviar currículo resumido, carta de intenção, telefone e e-mail de contato.
Gratuita

Mesa-Redonda: Dentro e Fora do Eixo
Dia 23 de maio | Quarta-feira, 19h
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *