Companhia do Latão leva “Ópera dos Vivos” ao Arena

Latão faz curta temporada de "Ópera dos vivos" no Arena. Foto: divulgação

A partir desta quinta-feira, 17 de maio de 2012, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, será sede do projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão”, selecionado por edital de ocupação da Funarte para o espaço.

A programação começa com “Ópera dos Vivos”, espetáculo que materializa três anos de pesquisas realizadas pelo grupo. Fundada por Sérgio de Carvalho em julho de 1997, no mesmo Teatro de Arena, a Companhia do Latão inspira-se na dramaturgia de Bertolt Brecht para fundamentar uma reflexão crítica sobre a sociedade atual.

Desde 2007, ano de inauguração do núcleo de experimentos audiovisuais e do Estúdio do Latão, os integrantes do grupo se aprofundam na pesquisa sobre a mercantilização do trabalho artístico, principal tema de “Ópera dos Vivos”. O espetáculo, com quatro horas de duração, divide-se em quatro peças relativamente independentes que põem em foco, cada uma a seu turno, as linguagens do teatro, do cinema, da música e da televisão.

O projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão” oferecerá, até outubro, uma vasta programação de espetáculos, oficinas, seminários e mostras de teatro de grupo. Para este mês de maio, além da temporada de “Ópera dos Vivos”, estão previstos o minicurso “Marxismo e História”, com os professores Jorge Grespan , Francisco Alambert e Daniel Puglia, o lançamento do livro “Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética”, da professora e pesquisadora Iná Camargo Costa, e uma homenagem ao dramaturgo Fernando Peixoto, morto em janeiro de 2012.

“Ópera dos Vivos” fica em cartaz até 27 de maio, e é o primeiro de seis espetáculos – entre eles três estreias – que o Latão e companhias convidadas preparam para o Arena. O projeto prevê, até outubro, as estreias: “O Patrão Cordial”, com base em obras de Sérgio Buarque de Hollanda e de Brecht; o infantil “Rua Florada, sem Saída”, do Coletivo de Teatro Épico, e “Deus da Fortuna”, do paraibano Coletivo de Teatro Alfenim.

O projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão” abriga, também, novas montagens de “Milagre Brasileiro”, do Alfenim, e o infantil “Conta Três”, do Grupo Palavradeiras.

Serviço:

Projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão” – Programação de maio
Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet/2012. Rua Dr. Teodoro Baima, 94. Informações: (11) 3256-9463, (11) 3662-5177 ou comunicacaosp@funarte.gov.br

Espetáculo: “Ópera dos Vivos”
17 a 27 de maio* | De quarta a domingo, 19h
*Sábado, 26 de maio, não haverá apresentação

Gratuito

Com: Companhia do Latão
Direção de Produção: João Pissarra
Dramaturgia e Direção: Sérgio de Carvalho
Elenco: Adriana Mendonça, Fernanda Gonsales, Carlota Joaquina, Carlos Escher, Helena Albergaria, Ney Piacentini, Renan Rovida, Rodrigo Bolzan, Rogério BandeiraDireção Musical: Martin Eikmeier
Músico: Bruno Menegatti
Criação Audiovisual: Luiz Gustavo Cruz
Iluminação: Melissa Guimarães
Coordenação de Pesquisa: Roberta Carbone
Cenografia e Figurinos: Renato Bolelli Rebouças e Vivianne Kiritani
Recomendação etária: 16 anos | Duração: 240 minutos

Lançamento: livro “Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética”, de Iná Camargo Costa
Homenagem a Fernando Peixoto

26 de maio | Sábado, 19h
Entrada franca

Minicurso: Marxismo e História
30 e 31 de maio, 1º de junho | Quarta, quinta e sexta, 20h
Com: Jorge Grespan (quarta), Francisco Alambert (quinta) e Daniel Puglia (sexta)
Entrada franca.
Não há necessidade de inscrição | Lotação do teatro: 99 lugares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *