Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto Super Performance, do artista Yiftah Peled, tem como proposta a criação de múltiplos (trabalhos artísticos concebidos com o intuito de serem reproduzidos em grande e, às vezes, até ilimitado número de cópias), ligados às ações de performance. A convite de Yiftah, quatro artistas contemporâneos – Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy e Vitor Cesar – irão produzir as obras, para serem distribuídas gratuitamente ao público. A abertura será no dia 16 de junho, no Ateliê 397, na Vila Madalena, em São Paulo. A visitação vai de 18 de junho a 18 de julho, de terça a sexta-feira, das 14h às 19h.
A prática do múltiplo, ou seja, de realizar obras que tenham uma larga tiragem, é conhecida desde os anos 1960. Nessa época, alguns artistas estavam procurando novas formas de fazer a arte circular, tornando-a mais “pública” e assegurando, ao mesmo tempo, um acesso mais direto, no sentido de não precisar das instituições museológicas para creditá-los.
Para os organizadores, embora a cidade de São Paulo tenha um circuito fortalecido de arte, o consumo (da arte contemporânea) é limitado a uma parcela muito pequena da população. E, sob essa perspectiva, o projeto reverte diretamente para o público, que pode se tornar um colecionador de arte. Além disso, promove a discussão que envolve a participação do público e a democratização da cultura através de encontro com os artistas que participam do evento.
Super Performance
Daniela Mattos, Orlando Maneschy, Vitor Cesar e Yuri Firmeza
Curadoria: Yiftah Peled
Abertura: 16 de Junho de 2012
Exposição: De 18 de junho a 19 de julho de 2012, de terça a sexta, das 14h às 19h
Local: Ateliê 397 – Rua Wizard, 397 – Vila Madalena, São Paulo (SP)
Tel: (11) 3034 2132