Funarte realiza, em junho, oficina de fotografia no Amapá

De 25 a 29 de junho, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza no Amapá a oficina “Fotografia contemporânea: entre o local e o global”, com a fotógrafa Shirley Penaforte. Com duração de uma semana, o curso tem como proposta desenvolver ações lúdicas a fim de despertar a sensibilização do olhar e propor discussões sobre a produção fotográfica na contemporaneidade. Parte do programa Desafios Contemporâneos 2012, a oficina será realizada no Museu da Imagem e do Som, no Teatro das Bacabeiras.

A programação inclui o aprendizado de técnicas fotográficas e confeccção de brinquedos que ajudam na percepção de cores, texturas, luz e sombra. Haverá também duas saídas fotográficas. A ideia é levar os alunos ao Curiaú, onde residem remanescestes de quilombolas, e à orla da cidade. Ao final do curso, será realizada uma exposição com as imagens produzidas. Para participar da oficina, é recomendável possuir câmera fotográfica digital ou um aparelho telefone celular com câmera fotográfica.

Sobre as oficinas do programa Desafios Contemporâneos
As oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos visam contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.

Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Sobre Shirley Penaforte
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (Unama), é mestranda em Comunicação Linguagens e Cultura pela mesma universidade. Como fotógrafa participou dos salões Arte Pará; Victor Meireles; Rumos visuais do Itaú Cultural; Fotonorte II; e Fotografia Anos 80 e 90. Em 2010, foi contemplada pela Bolsa Funarte de Fotografia Marc Ferrez. Recebeu, entre outras premiações, o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo – categoria especial (mídia impressa), em 2008; o Prêmio Esso de jornalismo – categoria regional, em 2002; e o primeiro lugar na categoria fotojornalismo na Croácia, em 1998. Desde 2000, trabalha nos jornais “Amazônia Hoje” e “O Liberal”.

Serviço
Desafios Contemporâneos 2012

Oficina “Fotografia contemporânea: entre o local e o global”
Com a fotógrafa Shirley Penaforte

De 25 a 29 de junho de 2012
Carga horária: 40 horas
Local: Museu da Imagem e do Som, no Teatro das Bacabeiras
Rua Cândido Mendes, s/n° – Centro – Macapá – AP

Informações
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *