“Caixas Pretas sobre Cubo Branco” em Porto Alegre

A exposição “Caixas Pretas sobre Cubo Branco” será inaugurada dia 28 de junho, em Porto Alegre (RS). De 29 de junho a 22 de julho, estará aberta à visitação na Galeria Virgílio Calegari, na Casa de Cultura Mario Quintana, do Instituto Estadual de Artes Visuais. A mostra, que está em sua terceira edição, apresenta o resultado da mobilização de artistas brasileiros, italianos, alemães e argentinos, todos desafiados a produzir obras a partir de um suporte comum – latas de metal em pequeno formato. O projeto foi contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.

Nesta terceira edição, buscou-se articular artistas de Porto Alegre e de outras localidades. Passa de 70 o número de artistas com participação confirmada, o que somará aproximadamente 350 “caixas pretas”. Com foco no intercâmbio de ideias e práticas entre artistas, fruidores e educadores, a proposta para esta edição vai além da exposição. A programação inclui atividades de formação e diálogos com educadores locais. Algumas das obras produzidas na oficina que será realizada dias 22 e 23 de junho se somarão à exposição.

Tanto a exposição como as atividades de formação pretendem provocar um diálogo reflexivo sobre as questões do espaço expositivo e sua relação com as obras de arte. Ao alcance do público e com manuseio incentivado, as “caixas pretas” se abrem em mensagens ou guardam segredos e vazios. O público é levado a descobrir como funciona cada obra, desafiado a encontrar significantes e significados dentro e fora de cada latinha.

Inspirada no Museu de Gavetas de Herbert Distel, “Caixas Pretas sobre Cubo Branco” teve sua primeira realizada em 2008, na cidade de Reggio Calabria, Itália, com o título Scatola Nera (Caixa Preta). Nela, havia obras somente do Grupo Amplexo, formado pelos artistas André Dória, André Aquino, Eduardo Souza, Lais Castro e Taciana Coimbra. Em 2010, a ideia se expandiu e chegou ao Brasil, com montagens seguidas em dois espaços expositivos no Recife, o IAC-Instituto de Arte Contemporânea e a Galeria Capibaribe, ambos da UFPE. Para tanto, foram mobilizados artistas com as mais diversas e livres interferências nas latinhas, que se tornaram suporte para obras em pintura, escultura, instalação.

Serviço

Exposição “Caixas Pretas sobre Cubo Branc0”
Local: Instituto Estadual de Artes Visuais | Fotogaleria Virgílio Calegari – 7º andar – CCMQ
Abertura: 28 de Junho, às 19horas
Visitação: 29 de Junho a 22 de Julho

Oficinas Caixas Pretas
Local: Sala de Vidro da Sapato Florido – 5º andar CCMQ
Período: 22 e 23 de junho de 2012, das 9h às 17h
Público: Artistas e interessados

Encontro com Educadores
Local: Sala de Literatura – 3º andar CCMQ
Período: 29 de junho de 2012, a partir das 16h
Público: Educadores

Instituto Estadual de Artes Visuais | Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ
Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre
Informações e inscrições: Tels. (51) 3216-9913

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *