Capital mineira recebe 11º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua – FIT-BH

Espetaculo "Abito" - Itália

Belo Horizonte sedia a 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT-BH), de 9 e 24 de junho. Considerado um dos maiores festivais internacionais de teatro do país e um dos cinco principais da América Latina, o festival é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e tem apoio da Funarte. Nesta edição, o evento reúne 41 espetáculos, sendo 19 internacionais e 22 nacionais, dos quais 12 são da capital mineira. Ao todo, são 154 apresentações, com ingressos a preços populares, e muitas atividades paralelas, de pesquisa e formação.

Esta é a maior edição do FIT, desde sua criação, há 18 anos. Cerca de 60 diferentes teatros e espaços alternativos da cidade abrigam o FIT – inclusive parques e praças. Entre eles, estão os teatros do Complexo Cultural Funarte MG. Nestes locais, todas as apresentações são gratuitas. Há ações previstas nos 16 Centros Culturais do município, em todas as suas regiões administrativas.

Espetáculos de 13 nacionalidades estão na agenda: Argentina, Itália, França, Inglaterra, Espanha, Israel, Peru, Chile, Colômbia, República Tcheca, Alemanha, Guatemala e Brasil. O festival convidou 358 artistas, representantes de culturas de vários países e tendências para favorecer a descentralização dos pólos culturais tradicionais, concentrados somente em alguns países e em grandes cidades, bem como a diversificação dos modelos tradicionais de produção teatral.

O 11ª FIT-BH é focado no próprio conceito de teatralidade e em como ele se desloca para as suas fronteiras, sejam sejam geográficas ou culturais e entre as artes. O evento foi criado para não ser somente uma série de apresentações, mas sim uma fonte de reflexão sobre o teatro e a produção cultural atual. Estes conceitos orientaram a programação. Além disso, para os realizadores, a principal marca do festival é sua diretriz de formação, pesquisa e experimentação, como dimensões permanentes do processo de criação artística. O projeto do FIT foi construído sobre três bases: o intercâmbio do teatro com outras linguagens artísticas, o teatro em diálogo com o espaço urbano e a quebra de fronteiras – tendências da cultura contemporânea. Com este foco, o festival proporciona a colaboração multicultural entre os artistas. Segundo os idealizadores da versão 2012, o teatro deve ser tambem uma plataforma de debate sobre os usos do espaço público. O reflexo disto é a distribuição dos espetáculos, nas várias regiões da cidade, e a valorização da rua como espaço cênico.

Uma estreia no Festival – Pela primeira vez uma edição do FIT contempla uma estreia nacional: a do espetáculo protagonizado pelo paraense Cacá Carvalho, “Um, nenhum e cem mil”. Ele é baseado em obra do escritor Luigi Pirandello, sob direção do também italiano Roberto Bacci. O encenador oferece ainda uma homenagem a Fernando Pessoa, com a adaptação teatral de “O Livro do Desassossego”, na peça “Abito”, e, levando ao palco as múltiplas personalidades do poeta português, no espetáculo de rua “Lisboa”. Nele coletivo da Fondazione Pontedera Teatro (Itália), que Bacci integra, os atores cantam, declamam poemas e pedalam em bicicletas.

Atividades Especiais – Como nas edições anteriores, ações paralelas estão programadas no FIT 2012, com ênfase em formação, pesquisa e experimentação. A agenda especial conta com as seguintes atividades: FIT – Conexões Locais, FIT – Conexões Externas, FIT-Escola, FIT – Oficinas, Revista FIT 2012, Mostra Movimentos Urbanos e Ponto de Encontro. As novidades deste ano são: o CINE FIT – Fronteiras Cinematográficas, a TV FIT, a Virada Teatral FIT. Acesse aqui informações sobre estas atividades especiais.

A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) é correalizadora do FIT, que tem patrocínio da Petrobras, Oi e Correios, além do apoio da Funarte e do Oi Futuro.

Sobre o Festival Internacional de Teatro – criado há 18 anos, o FIT – BH é tido como o maior e mais consolidado evento do calendário cênico da capital mineira. É realizado bienalmente pela Prefeitura da cidade, com parceria do setor privado, por meio de captação de recursos via leis de incentivo à cultura. A iniciativa é direcionada para aliar qualidade e diversidade de linguagens e investir na formação, na democratização de acesso à cultura e na projeção de Belo Horizonte, inserindo-a no circuito nacional e internacional das artes.

Números da versão 2012 – Espetáculos: 19 internacionais e 22 nacionais, sendo 10 deles locais; 13 Países; 6 estados do Brasil: 9 regiões da cidade; 60 espaços da cidade; 143 apresentações: (59 de rua); 36 em espaços alternativos e 16 em centros Culturais); 358 artistas: (165 internacionais, 146 nacionais e 47 locais); 64 pessoas envolvidas na produção.

Lista dos espetáculos do FIT, com grupos e locais – acesse aqui

Mais informações e agenda completa aqui

11º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua – FIT – BH

9 a 24 de junho de 2012
Belo Horizonte (MG)

Locais: diversos teatros, espaços alternativos e logradouros públicos da cidade

Patrocínio Petrobras, Oi e Correios
Apoio: Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Oi Futuro
Incentivo: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte / Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Correalização: Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA)

Curadoria: Marcelo Bones