Quase dois meses após ter passado pelo Rio de Janeiro, a intervenção Polígono da A.R.T.E será realizada em Manaus, Presidente Figueiredo e Parintins, no Amazonas. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto, dos artistas plásticos Roosivelt Pinheiro e Cristovão Coutinho, pretende proporcionar ao público contato com diferentes formas de fazer arte, através de oficinas de gravura em serigrafia, música e cinema ao ar livre. A ação será realizada, de 27 de junho a 8 de julho, em diversos espaços.
A programação começa em Manaus. No dia 29 de junho, a partir das 14h, no Centro Cultural Thiago de Mello, serão realizadas oficinas de artes com entrada gratuita para o público. No dia 2 de julho, os artistas seguem para a cidade de Presidente Figueiredo, onde promovem oficinas de produção e impressão de imagens, utilizando técnicas de gravura em serigrafia, desenho e fotografia, e projeções de vídeos de artes. No dia 3 de julho, eles retornam a Manaus para um debate com o público, a partir das 16h30, no Casarão de Ideias, localizado no centro. A última parada será em Parintins, nos dias 7 e 8 de julho, onde estão programadas oficinas de produção e impressão de imagens, além de um encontro-conversa sobre arte e as intervenções na rua.
Em maio, o projeto Polígono da A.R.T.E. foi realizado no Rio de Janeiro, com oficinas e debates nas estações Central do Brasil e Madureira e na Escola de Belas Artes, da UFRJ.
Sobre os artistas
Roosivelt Pinheiro: nascido na comunidade ribeirinha Paraná do Corocoró, no estado do Amazonas, o artista plástico mudou-se, em 1983, para o Rio de Janeiro. Doutor em artes visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (UFRJ) e bacharel em pintura, pela mesma instituição, fez suas primeiras exposições a partir de 2007. Desde então, dedica-se integralmente ao seu trabalho artístico, desenvolvendo uma carreira artística com características práticas, especulativas, abstratas e teóricas.
Cristovão Coutinho Batista: amazonense, artista, crítico de arte, escritor e curador. Iniciou sua carreira artística, em 1986, e especializou-se em Artes Plásticas e Contemporaneidade – Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Agente ativo na capital do Amazonas, realiza exposições de arte, possui livros publicados sobre a arte contemporânea amazonense, assim como críticas de arte para a Fundação Itaú Cultural e Bienal de São Paulo.
Polígono da A.R.T.E.
Criado há 12 anos para integrar o projeto Atrocidades Maravilhosas no Panorama da Arte Brasileira, o Polígono da A.R.T.E promove oficinas e encontros artísticos com o público transeunte em diversas cidades brasileiras.
Programação
Dia 27 de junho – Em frente ao Centro Cultural Thiago de Melo – Manaus
Oficinas de produção e impressão de imagens, usando técnicas de gravura em serigrafia, desenho e fotografia, e projeções de vídeos de artes. Apresentação da DJ Luana Aleixo.
Dia 29 de junho – Centro de Manaus
Oficinas de produção e impressão de imagens, usando técnicas de gravura em serigrafia, desenho e fotografia, e projeções de vídeos de artes. Apresentação da DJ e Banda Antiga Roll.
Dia 02 de julho – Pres. Figueiredo
Oficinas de produção e impressão de imagens, usando técnicas de gravura em serigrafia, desenho e fotografia, e projeções de vídeos de artes.
Dia 03 de julho – Encontro no Casarão de Ideias – Manaus
Encontro-conversa sobre arte e as intervenções na rua, a partir das 16h30, na Rua Monsenhor Coutinho-Centro, 275.
Dia 7 de julho – Parintins – no campus do Instituto de Arte da UFAM
Encontro-conversa sobre arte e as intervenções na rua.
Dia 08 de julho – Praça dos Bois
Oficinas de produção e impressão de imagens, usando técnicas de gravura em serigrafia, desenho e fotografia, e projeções de vídeos de artes.