Oficinas de artes visuais em Pernambuco e no Rio Grande do Sul

Mais duas oficinas de artes visuais, do programa Desafios Contemporâneos, serão realizadas neste mês de agosto. Em Pernambuco, o artista multimídia Edson Barrus vai ministrar o curso cujo tema é “O fazer artístico sob o ponto de vista da reflexão dos seus aspectos específicos”. Serão analisados portfólios e materiais que possibilitem visualizar a produção do artista participante, como sites, blogs, fotografias e textos. No Rio Grande do Sul, será a vez da artista visual Maria Helena Bernardes compartilhar  com os alunos da oficina “Performance Narrativa, Visual e Sonora de um Areal” os modos de ouvir, narrar e construir retratos sonoros, visuais e textuais de Rio Grande, a cidade mais antiga desse estado. O objetivo é estimular os participantes a colherem e trazerem histórias para serem trabalhadas em performances orais e musicais.

Sobre as oficinas do programa Desafios Contemporâneos
As oficinas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos têm por objetivo contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.

Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Sobre os oficineiros:
Edson Barrus
Artista multimídia, doutor pela PUC-São Paulo, é residente do Espaço Gantner, onde desenvolve o Projeto Cão Mulato. De suas iniciativas destacam-se Bcubico, as Quarentenas de Arte Açúcar Invertido, o Espaço Experimental Rés do Chão, a Revista Nós Contemporâneos. Mantém a platafoma de vídeos Manifestons e faz consultorias ArtTrainee, dinamizando a circulação de ideias e fomentando a reflexão sobre processos de criação. Colaborou com os Livros Artelatina,  Arte/ Estado,  Digitofagia, e as revistas Lugar Comum, Multitudes, Global Brasil e Arte&Ensaios. É curador e participou de diversas exposições, inclusive como organizador.

Maria Helena Bernardes
Artista plástica. Como artista visual se apresenta também como palestrante, ensaísta e professora, atuando junto a artistas, estudantes, professores e pesquisadores em artes. Graduou-se em desenho e gravura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Realizou exposições individuais no Museu Metropolitano de Arte, Curitiba, 1994; e na Galeria Iberê Camargo, Porto Alegre, 1998. Entre as mostras coletivas das quais participou destacam-se VIII Mostra de Gravura Cidade de Curitiba, no Solar do Barão, 1988; e Plano B, Porto Alegre, 1997. Recebeu bolsa/ateliê-residência da Cité Internationale de Arts, na França. Ao lado de André Severo, é coautora do Projeto Areal, e possui diversos livros publicados, além de textos em várias publicações específicas da área em que atua.


Serviço
Desafios Contemporâneos 2012
Oficinas de artes visuais

De 27 a 31 de agosto de 2012

“O fazer artístico sob o ponto de vista da reflexão dos seus aspectos específicos”
Com Edson Barrus
Local: Torre Malakoff
Praça do Arsenal da Marinha s/n° – Bairro Recife Antigo – Recife – PE
(81) 3424-8704

“Performance Narrativa, Visual e Sonora de um Areal”
Com Maria Helena Bernardes
Local: Escola de Belas Artes Heitor de Lemos
Rua Carlos Gomes, 583 – Rio Grande – RS
Telefone: (53) 3232-3387

Oficinas gratuitas – vagas limitadas – inscrições nos locais

Informações
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *