Até 16 de dezembro, alguns dos maiores nomes do teatro brasileiro se apresentam no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Como parte da programação do Ano do Brasil em Portugal, a Mostra de Teatro do Brasil reúne cerca de vinte produções, entre as quais se destacam Bibi Ferreira em Concerto, que ficou em cartaz entre os dias 1º e 3 de novembro; Herivelto como conheci, com a atriz Marilia Pêra; Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha, com Eduardo Dussek; Hell, com Bárbara Paz, e Missa dos Quilombos, com a Companhia Ensaio Aberto, entre outros.
A Mostra ganhou repercussão na imprensa portuguesa. Em reportagem publicada no último dia 2 de novembro, o jornal Público destacou que o “Teatro brasileiro invade Portugal” (leia aqui).
Presidente da Funarte e Comissário-Geral do evento, Antonio Grassi, ressalta que a presença do teatro brasileiro em Portugal espelhará a sua diversidade. “Se a cultura é a expressão máxima dos usos e dos costumes que formaram e reúnem estes dois povos, a arte é o testemunho do imaginário, da inventividade, da vocação transcendente para humanismos e humanidades que é a voz das lusofonias. Temos aqui hoje com esses grandes artistas do teatro brasileiro um pouco da nossa terra e nossa gente“. Grassi afirma também que a aposta na cultura pode ser uma alavanca para outros negócios.