Conjunto Época de Ouro recebe Zé Becker, na Sala Funarte (Rio)

Zé Becker. Foto: Ratão Diniz

O Conjunto Época de Ouro recebe no dia 12, segunda-feira, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro, o violonista e compositor Zé Becker.

O grupo musical apresenta o show para o programa “Época de Ouro”, da “Rádio Nacional AM, transmitido ao vivo pela emissora carioca (em 1.130 KHz), com Entrada Franca. A atração semanal é conhecida por apresentar o melhor do chorinho e do samba e tem o mesmo nome do inesquecível conjunto fundado por Jacob do Bandolim, em 1964. O conjunto é formado atualmente por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). Cristiano Menezes apresenta o programa, que recebe pedidos de músicas dos ouvintes.

O violonista e compositor Zé Paulo Becker tem dez discos gravados – seis deles de músicas em solo, e quatro com o Trio Madeira Brasil. Antes de se dedicar a música popular brasileira, iniciou carreira como violonista erudito. Venceu o Concurso Nacional Villa-Lobos, em 1990 e ficou em terceiro lugar no V Concurso Internacional Villa-Lobos, em 1992. Em 2009, ganhou o Prêmio Guarulhos de Música Instrumental e, em 2011, o Prêmio da Música, como melhor CD de MPB. O artista já se apresentou ao lado de nomes famosos da MPB, como Ney Matogrosso, Elza Soares, Armandinho, Wagner Tiso, Paulo Moura, Yamandu Costa, Marco Pereira, entre outros.  Tocou na Alemanha, Itália, França, Portugal, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Austria, Suíça, Dinamarca, Rússia, Indonésia, Malásia, Cingapura, Moçambique, Africa do Sul, Chile, Colômbia, Argentina, Tahiti e EUA, em apresentações solo e com o Trio Madeira. Como compositor, é parceiro de Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Mauro Aguiar e já foi gravado por Ney Matogrosso e Roberta Sá. Toca há 15 anos, semanalmente em um bar da Lapa, conhecido por reunir talentos da música.

No repertório do Época de Ouro estão as músicas “Pitoresco” – Hornandino Silva/Dino 7 Cordas; “Terna Saudade” – Anacleto de Medeiros e Catulo da Paixão Cearense; “Flauteando na Chacrinha” – Altamiro Carrilho; “Clube XV” – Oscar A.Ferreira; “Tres Estrelinhas” – Anacleto de Medeiros; “Salões Imperiais” – Jacob do Bandolim; “Pastoras dos Olhos Castanhos” – Horndino Silva e Alberto Ribeiro; “Bentevi Atrevido” – Lina Pesce; “Tatibitati” – Jacob do Bandolim; “Mistura e Manda” – Nelson Alves.

No repertório de Zé Paulo estão as músicas “Amor Proibido”- Cartola; “Feira de Mangaio” – Sivuca; “Rua Bariri” – Zé Paulo; “Choro da Miranda” – Zé Paulo; “Poutpourri Baden Powell; “Mandrake” – Zé Paulo; “Choro Pro Bebê” – Zé Paulo e “Pra Tudo Ficar Bem” – Zé Paulo.

O programa “Época de Ouro” era gravado na sede da Rádio Nacional, na Praça Mauá, Centro do Rio – onde se revelaram muitos talentos da música brasileira. Mas o prédio passa por uma reforma geral. Por isso, na pauta da Sala Funarte Sidney Miller, as segundas-feiras estão reservadas, durante um ano, para as transmissões do programa. A cessão de uso do espaço é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Show do programa de rádio “Época de Ouro”

Sala Funarte Sidney Miller

Rua da Imprensa, 16, térreo

Palácio Gustavo Capanema, Centro

Dia 12 de novembro, segunda-feira, das 17h às 19h

Entrada Franca

Classificação etária: 12 anos

Apresentação: Cristiano Menezes

Produção: Jorginho de Pandeiro

Assistente de produção: Celsinho Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *