Dois professores do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Mallet e Matteo Bonfitto, participam no sábado, 10 de novembro de 2012, do primeiro encontro do Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp, que abordará o tema Pedagogia do ator: o ensino da arte da interpretação.
O projeto Ocupação Coletivos Unicamp foi vencedor de edital público de ocupação da Sala Carlos Miranda, no Complexo Cultural da Funarte São Paulo, e pretende, com a rodada de debates – que terá três encontros em novembro – estabelecer um diálogo aberto com especialistas da Unicamp sobre temas ligados ao ensino de artes dentro da Academia. Neste diálogo os professores falarão de suas experiências em sala de aula com alunos-artistas e tratarão de questões relacionadas ao ensino em sua especialidade.
Desde sua inauguração, em 1985, o curso de Artes Cênicas da Unicamp tornou-se um difusor de pesquisa e de criação teatral fora do eixo composto pelas principais capitais brasileiras. O projeto Ocupação Coletivos Unicamp reúne alguns dos grupos nascidos desta proposta acadêmica e põe em foco questões importantes do fazer teatral: por exemplo, a coletividade como meio de produção, a pesquisa como forma de criação e o ator como figura central da cena e da produção teatral.
Além dos debates e oficinas, o Ocupação Coletivos Unicamp apresentará ao público de São Paulo, durante seis meses, produções de uma nova geração teatral formada a partir da Unicamp. Confira, aqui, a programação de novembro da mostra.
Sobre Matteo Bonfitto: é ator, diretor, pesquisador teatral e diretor do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/USP). Fez a graduação no DAMS – Departamento de Arte, Música e Espetáculo – da Università degli Studi di Bologna, Itália. É mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) , e PhD pela Royal Holloway University of London, Inglaterra. Tem vasta experiência na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos sobre esse tema, bem como os livros O Ator Compositor (Ed. Perspectiva, 2002) e A Cinética do Invisível (Ed. Perspectiva, 2009). Em 2010, foi convidado a desenvolver uma pesquisa junto ao The Graduate Center – CUNY, em New York, EUA. É diretor artístico do Performa, Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica.
Sobre Roberto Mallet: é diretor, ator e professor. Em 1992 fundou o Grupo Tempo, onde dirigiu os espetáculos Judite (1993), Abismo de Rosas (1994), Teresinha (1998), Canto de Outono (1999) e Drakul – Paixão e Morte (2002). Dirigiu, entre outras, as montagens Na Colônia Penal (1990), baseado em obra de Franz Kafka (prêmio especial de dramaturgia n o VII Festivale e IV Festival Universitário de Teatro de Blumenau), Nós (1991 – prêmio de melhor direção e espetáculo no IV Festival de Teatro de Sorocaba), Don Juan Tenorio (1997), de Molière, (prêmios de melhor espetáculo do XIV Festivale e melhor direção e melhor espetáculo no Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente/99) e A Parábola dos Cegos (1997), de Michel de Ghelderode (prêmios de melhor direção no I Festival de Teatro de Guarulhos, melhores espetáculo e direção no Mapa Cultural Paulista/1998). Começou a trabalhar em teatro como ator, em 1977. Estudou Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conheceu Maria Helena Lopes (Grupo Tear), com quem estudou de 1980 a 1986. Desde 1987 vem se dedicando ao ensino, particularmente nas áreas de interpretação e treinamento corporal. Foi professor na Universidade Regional de Blumenau (SC), de 1989 a 1992, e no curso Livre de Formação de Atores do TuCA, de 1992 a 1994. Nos últimos anos vem lecionando os cursos Poética da Ação, onde faz uma síntese de ensino de teatro e crítica cultural, e Poética do Tempo, em que reflete sobre o processo de criação no teatro a partir do trabalho que realiza com o Grupo Tempo. É professor de interpretação na Unicamp.
Serviço:
Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp
Projeto selecionado pelo edital de ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo. Tel. (11) 3662-5177
Debate: Pedagogia do ator: o ensino da arte da interpretação
10 de novembro | Sábado, 16h
Com: Roberto Mallet e Matteo Bonfitto
Duração: 2h30 | Entrada franca