A Orquestra Visual Chawarma apresenta, dias 13 e 14 de novembro de 2012, na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo, o show audiovisual Gonzaga Contemporâneo, em homenagem ao centenário de nascimento deste músico e compositor pernambucano.
O projeto, da produtora paulistana Scubidu Produções Culturais e Artísticas, foi um dos 20 primeiros classificados do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, que recebeu ao todo 589 propostas oriundas de todo o Brasil.
Em Gonzaga Contemporâneo a Orquestra Visual Chawarma recorre a tecnologias de ponta em mixagem de som e vídeo para sincronizar o cenário à música, executada no palco pelo compositor Danilo Moraes, pelo pandeirista Sergio Krakowski e por Guilherme Ribeiro, na sanfona e teclado. Para desafiar a versatilidade destes três músicos – que recriam, com arranjos tradicionais e contemporâneos, as canções de Luiz Gonzaga – imagens do agreste e cenas da carreira do Rei do Baião serão projetadas em multimídia, no ritmo determinado pela apresentação ao vivo.
Outros três artistas fazem parte do espetáculo, em presenças “virtuais”: os músicos Wandi Doratiotto e Léo Rodrigues, e a atriz Tatiana Ribeiro. Os três gravaram suas participações em estúdio para serem exibidas no audiovisual, também em sincronia com as composições tocadas no palco.
Sobre Danilo Moraes – é cantor, compositor e guitarrista. Nascido em São Paulo, foi o 2º Colocado no Prêmio Visa – Edição Compositores, em 2006. Já atuou como violonista, guitarrista e backing-vocal com diversos artistas, como Chico César, Ná Ozzetti e Mário Manga. Depois de seu primeiro disco solo, em 2003, lançou o disco Na Pista (2004), e o CD 51, em parceria com Ricardo Teté. Iniciou, em 2009, projeto com os Criados Mudos (Guilherme Kastrup e Zé Nigro), que resultou no CD Danilo Moraes e os Criados Mudos, lançado em 2011.
Sobre Sergio Krakowski – nascido em 18 de dezembro de 1979, dedicou sua vida, desde os 15 anos, ao pandeiro. Já dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Gonzalo Rubalcaba, Lenine, David Linx, Maria João, Mario Laginha, Nelson Veras, Yamandú Costa e Hamilton de Holanda. A técnica desenvolvida como autodidata já foi por ele ensinada em workshops oferecidos em muitas cidades do mundo, tais como Nova Iorque, Paris, Londres, Berlim, Estocolmo, Helsinki, Amsterdã, Barcelona, Toulouse, Montpellier, Perpignan, Brighton, Dublin, Roma, Milão, Bolonha, Genova, Colônia e Montevidéu. Além da sua carreira musical, Sergio é bacharel em Matemática, fez mestrado em Matemática Aplicada, pela UFRJ, e completou o doutorado em Computação Musical, pelo IMPA. Realizou estágio no Laboratório da Sony, em Paris, para desenvolver o trabalho interativo que vem apresentando no Brasil e no exterior.
Sobre o Estúdio Laborg – formado por Alexandre Gonçalves, Charles de Oliveira e Fernando Yuji, foi criado em 2005 com o objetivo de explorar a criação de novas linguagens visuais, utilizando ao máximo as possibilidades e limites dos diversos suportes de apresentação, em conteúdos para vídeo cenografia de shows, vídeo mapping para pistas de dança, clubes, palcos e intervenções públicas, vídeo instalações e obras interativas para exposições e eventos.
Serviço:
Show audiovisual Gonzaga Contemporâneo – Contemplado com o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012
Dias 13 e 14 de novembro | Terça e quarta, 20h
Com Orquestra Visual Chawarma: Danilo Moraes (voz, guitarra e violão), Sergio Krakowski (pandeiro, vídeos midi); Guilherme Ribeiro (sanfona e teclados) e Estúdio Laborg (mixagem de vídeo ao vivo) | Convidados virtuais: Léo Rodrigues (zabumba e triângulo); Wandi Doratiotto (voz) e Tatiana Ribeiro (dança)
Recomendação etária: livre | duração: 80 min
Ingressos: R$ 5 (meia: R$ 2,5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa.