Professores da Unicamp debatem a pesquisa em artes na academia (SP)

Os atores e professores do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Verônica Fabrini e Renato Ferracini, participam sábado, 17 de novembro de 2012, do Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp. A partir de sua dupla experiência nas áreas artística e acadêmica, os debatedores farão uma análise de questões ligadas às pesquisas acadêmicas na graduação e na pós-graduação universitária. Verônica Fabrini é fundadora e diretora artística do grupo teatral Boa Companhia, e Renato Ferracini é ator e pesquisador do Lume Teatro.

Esta é a segunda rodada do Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp, que acontece sempre aos sábados na Funarte SP. Dia 10 de novembro, os professores Roberto Mallet e Matteo Bonfitto vieram à Sala Carlos Miranda falar sobre a Pedagogia do Ator: o ensino da arte da interpretação.

O projeto Ocupação Coletivos Unicamp foi vencedor de edital público de ocupação da Sala Carlos Miranda, no Complexo Cultural da Funarte São Paulo, e pretende, com as rodadas de debates, estabelecer um diálogo aberto com especialistas da Unicamp sobre temas ligados ao ensino de artes.

Desde sua inauguração, em 1985, o curso de Artes Cênicas da Unicamp tornou-se um difusor de pesquisa e de criação teatral fora do eixo composto pelas principais capitais brasileiras. O projeto Ocupação Coletivos Unicamp reúne alguns dos grupos nascidos desta proposta acadêmica e põe em foco questões importantes do fazer teatral: por exemplo, a coletividade como meio de produção, a pesquisa como forma de criação e o ator como figura central da cena e da produção teatral.

Além dos debates e oficinas, o Ocupação Coletivos Unicamp apresentará ao público de São Paulo, durante seis meses, produções de uma nova geração teatral formada a partir da Unicamp. Confira, aqui, a programação de novembro da mostra.

Sobre Renato Ferracini – Renato Ferracini nasceu em Jundiaí, interior de São Paulo, e é ator-pesquisador-colaborador do Lume Teatro desde 1993, desenvolvendo pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas para o ator dentro de todas as linhas de trabalho do núcleo: o Treinamento Cotidiano Corpóreo e Vocal para o Ator, Clown e a Utilização Cômica do Corpo, Mímesis Corpórea, Dança Pessoal e Teatralização de Espaços não Convencionais, além do desenvolvimento de uma metodologia didática e a sua transmissão.
Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp, é mestre e Doutor pelo Departamento de Multimeios da mesma universidade, onde também realiza pós-doutorado, coordenando o projeto Aspectos Orgânicos na Dramaturgia de Ator – que agrupa os atores-pesquisadores do Lume e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), por meio do fomento à pesquisa da Fapesp.
Desde 1990 vem realizando intercâmbios de trabalho e pesquisa com vários profissionais no Brasil e em outros países: Teatro Ïntimo Sunil (Suíça), Lee Bou Ning (China), Kai Bredholt e Yan Ferslev (Odin Teatret – Dinamarca), Anzu Furukawa, Natsu Nakajima e Tadashi Endo (Japão), Família Colombaioni (Itália), Sue Morrison (Canadá), Via Rossi Teatro (Itália), Mamu Butoh Centrum (Alemanha) e Espaço Evoé (Portugal). É editor da Revista do Lume e autor dos livros: Arte de não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator (2003, Editora Unicamp) e Café com Queijo – Corpos em Criação (2006, Editora Hucitec e Fapesp), e organizador do livro Corpos em Fuga – Corpos em Arte, pelas mesmas editoras.

Sobre Verônica Fabrini – Atriz e encenadora, formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – Brasil), é professora do Departamento de Artes Cênicas desta mesma universidade desde 1992, onde foi coordenadora pedagógica do Bacharelado em Artes Cênicas (200 – 2004) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (2006-2010). Com especialização em dança, mestrado em encenação (Unicamp-1996), doutorado em encenação/dramaturgia (USP, 2000), e pós-doutorado em Teatro e Filosofia (Universidade de Lisboa, 2005/6), tem como campo de investigação as artes vivas (teatro, dança e performance) e as ciências do imaginário, numa perspectiva transdisciplinar. É fundadora e diretora artística da Boa Companhia, em 1992 (Ponto de cultura, projeto Cultura Viva do Ministério da Cultura, desde 2005), com 19 anos ininterruptos de produções. Na Boa Companhia atua como encenadora e intérprete. Em 2008 cria o espaço Rosa dos Ventos (Barão Geraldo, Campinas, SP), núcleo de investigação e trocas artísticas, incentivando o intercâmbio entre as diversas artes, a produção independente e a ação comunitária, promovendo os estudos intra e interculturais, guiados pela curiosidade, a criatividade e a cooperação em “pequena escala”. Atualmente desenvolve a ação de cooperação Latino Americana La Internacional Invenciones.

Serviço:

Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp
Projeto selecionado pelo edital de ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo. Tel. (11) 3662-5177

Debate: A Pesquisa em Artes na Academia
17 de novembro | Sábado, 16h
Com: Verônica Fabrini e Renato Ferracini
Duração: 2h30 | Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *