Funarte encerra Painéis de Bandas de Música no Pará

Rosana Lemos, Coordenadora de Bandas - Cemus/Funarte. Foto: Eunice Pinto - Agência Pará de Noticias

Com entrada franca, o concerto de encerramento dos Painéis Funarte de Bandas de Música, domingo, 11 de novembro, em Vigia de Nazaré (Pará), reuniu grande público. Pela primeira vez a Funarte dividiu esta apresentação final em duas partes, com o fim de incluir todos os músicos – por causa do número elevado de participantes e de seus diferentes graus de experiência e formação.

Apresentações originais chamaram a atenção, como a de uma peça específica para trombones, e uma de percussão sem instrumentos, em que os músicos só utilizaram partes do próprio corpo. Professores convidados executaram duas peças, resgatadas em pesquisa da Funarte e disponíveis no acervo da Instituição. Em seguida, tocaram obras criadas por participantes dos cursos de arranjo e composição: “Frevo Vigia”, de Rômulo Ferreira Rodrigues, e “Ponta de Pé” de Almirzinho Gabriel e Beto Ferreira. A Banda “B” apresentou corais de Bach, adaptada a sopros, além de canções americanas, sob a regência de Dario Sotelo. A Banda “A” executou várias peças conhecidas, encerrando com “Suíte Pernambucana de Bolso”, de Mestre Duda. Apresentou-se ainda a “Grande Banda” dos Painéis, reunindo os participantes. Músicos integrantes dos painéis de regência puderam estar à frente das bandas, para exercitar seu aprendizado. Ensaiaram os grupo Dario Sotelo, Mestre em regência orquestral pela City University (Londres, Inglaterra), diretor artístico e regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (SP) e Shawn Smith, doutor em Artes Musicais, professor de música e diretor de bandas da Universidade Corpus Christi (Texas, EUA), pela primeira vez no Brasil e se disse impressionado com o nível dos músicos paraenses, tendo em conta que muitos deles não aprenderam a tocar em escolas especializadas.

Emocionada, a responsável pelo programa, Rosana Lemos, Coordenadora de Bandas do Centro da Música da Funarte, dirigiu-se aos alunos, com uma mensagem de encorajamento: “Voltem às suas cidades e apliquem no dia a dia o conhecimento que adquiriram aqui, com o calor humano e o afeto que norteou o trabalho”. Marcelo Jardim, coordenador pedagógico do projeto, destacou: “Pedimos aos professores que procurassem fazer um atendimento personalizado aos alunos, muitos vindos de longe e com sacrifícios”. A flautista da Orquestra Sinfônica Nacional e ministrante convidada Andréa Ernest Dias lembrou que caberia um agradecimento aos mestres de bandas que levaram seus alunos para os Painéis. “Eles não mediram esforços para participar desta atividade tão produtiva para todos”, completou.

Os músicos falam – O estudante de flauta,Tony Costa Araújo, da cidade anfitriã, destacou os pontos positivos do programa: “A qualidade dos professores é excelente. Eles nos ensinaram muitas coisas”. Luis Darlan Filho, clarinetista, completou: “Recebi noções de postura e informações riquíssimas e detalhistas quanto às técnicas para tocar”. Rocyellen Castro participante da Banda Maestro Vale, avalia sua participação: “Eu não podia perder esta oportunidade de convivência com diferentes técnicas, ministradas por tão bons professores”. Bia Corrêa, da cidade vizinha de São Caetano de Odivelas, que faz parte da Banda Rodrigues dos Santos, diz que aprendeu técnicas novas em meio a uma troca intensa de informações. “Fiquei muito feliz em conhecer tantas pessoas diferentes”, completou.

No encerramento, o superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, destacou: “Esta ação se torna possível graças ao grande apoio que o Estado confere a um evento deste porte, por meio da Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças e Secretaria de Comunicação”, declarou.

O evento teve apoio do Núcleo de Arte da Universidade do Estado do Pará. Os professores participantes foram: Nailor Proveta (Instrumentação e Arranjo), Luis Caldana (Percussão), Marcelo “Bam Bam” (Trombone) e Dario Sotero (Regência) de São Paulo, Zezé Queiroz (Percepção Musical), Leandro Soares (Trompete) e Andréa Ernest Dias (Flauta) do Rio de Janeiro, Cristina Arruda (Percepção Musical) de Minas Gerais, Carlos Rieiro (Clarineta) e Valmir Silva (Tuba/Bombardino) da Paraíba, Rodrigo Capistrano (Saxofone) do Paraná, e Sergio Silva (Reparo e manutenção de instrumentos) de Santa Catarina.

Os próximos Painéis Funarte de Bandas de Música, serão realizados em Ponta Grossa (PR), de 5 a 9 de dezembro.

Com informações da Agência Pará de Notícias/Secom/Governo do Estado do Pará

Painéis Funarte de Bandas de Música 2012

Vigia (PA) – 7 a 11 de novembro
Coordenação local: Jorge Santos Sousa

Ponta Grossa (PR) – 5 a 9 de dezembro
Coordenação local: Rafael Rauski e Jhony Bueno

Mais informações
Funarte – Centro da Música
Coordenação de Bandas
coordenacaobandas@funarte.gov.br
Tels: (21) 2279-8106 e (21) 2279-8088

Leia mais aqui sobre o Projeto Bandas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *