Lançado romance sobre as origens do teatro brasileiro

Capa

O escritor e ator Ivan Fernandes lançou, no dia 14 de dezembro, às 19h, o romance histórico “Martins e Caetano – Quando o teatro começou a ser brasileiro”, em noite de autógrafos na Livraria Largo das Letras, em Santa Teresa – Rio de Janeiro. A obra narra o momento em que se originou o teatro no Brasil, mais especificamente a comédia. O texto reconstitui, por meio da ficção, a montagem do primeiro espetáculo deste gênero escrito e encenado por brasileiros, em 1838, “O Juiz de Paz da Roça”, de Martins Pena. A publicação foi editada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e premiado pela Instituição, por meio do edital Bolsa de Criação Literária.

O livro mostra, em forma de crônica, os primeiros passos e as dificuldades dos pioneiros da cena teatral – na época, à margem de qualquer reconhecimento. O autor parte de um episódio real: o encontro, para a montagem, entre João Caetano, considerado o primeiro grande ator e encenador brasileiro, e o jovem dramaturgo Martins Pena (1815-1848), nosso primeiro comediógrafo, em sua primeira montagem. Este encontro é tido pelos estudiosos como o nascimento da comédia brasileira.

Com 300 páginas, o romance apresenta, em ficção, o cotidiano daquela produção, utilizando como pano de fundo um painel generalizado da vida na Corte e na roça do Rio de Janeiro, durante a época das Regências. O texto “O Juiz de Paz da Roça” foi encenado no antigo Teatro São Pedro, pela Companhia Nacional João Caetano, numa época em que se buscava produzir e tornar reconhecido um teatro com temas e sotaques bem brasileiros.

“A obra é um painel, feito de acordo com as descrições geográficas, sociais e políticas encontradas nas peças de Pena, e também com as que estão nos livros de História”, destaca Ivan. Mas me valho de diversas liberdades poéticas – pois é ficção – sem, no entanto, ferir a verossimilhança”, comenta o autor. Assim, diversos personagens históricos contemporâneos de Martins Pena e João Caetano são inseridos na narrativa, como o escritor Gonçalves de Magalhães, o pintor Araújo Porto-Alegre, o editor Paula Brito, o futuro Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, além do próprio Imperador D. Pedro II, na época com 14 anos de idade. Trechos de situações encontradas nas peças de Martins Pena aparecem no texto, em vários momentos vividos pelos personagens.

A Bolsa Funarte de Criação Literária foi concedida a 60 escritores de todo o país para viabilizar o desenvolvimento de suas carreiras. A Funarte publicou quatro das obras geradas a partir de propostas contempladas no edital do programa. O autor comenta os resultados do seu projeto: “O primeiro benefício que o livro me trouxe foi a possibilidade de pesquisar a nossa história cultural, as origens da atividade teatral brasileira, em particular da comédia, além de conhecimentos mais generalizados sobre a vida cotidiana, a organização política e a economia do Brasil do Séc. XIX. Por fim, o projeto me permitiu uma nova forma de expressão artística: o romance, com suas demandas, exigências e particularidades específicas”. Ivan Fernandes é ator, com formação toda teatral. “Mas, embora com experiência de peças escritas e encenadas, devo a este projeto a realização do sonho do primeiro romance”, comemora.

Sobre o escritor – Ivan Fernandes formou-se como ator na UniRio. Leciona dramaturgia na Universidade Federal de São João Del Rey. Ganhou o Prêmio de Melhor Ator do Festival Carioca de Novos Talentos, em 1996. Como autor, estreou em 2003 com o espetáculo Manual de sobrevivência para as grandes cidades. Participou do projeto Nova Dramaturgia Carioca, com a comédia Trem-Fantasma, encenada pelo diretor Mario Hermeto. Sua peça Jumping Jack Flash foi traduzida para o alemão pelo renomado diretor Volker Quandt. É membro do grupo Cia. Teatro do Nada. Como escritor, trabalha para o Clube da Cena e Seu texto mais recente é “Leonardo — o pequeno gênio da Vinci”.

“Martins e Caetano” – Quando o teatro começou a ser brasileiro
De Ivan Fernandes
Edição Funarte
Preço: R$ 15

Onde encontrar

Livraria Mário de Andrade (Funarte)
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa 16, Térreo
Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Encomendas para todo o Brasil, pelo telefone (21) 2279-8071. Envio pelos Correios.
Não há encomenda pela Internet.

Mais informações: edicoes@funarte.gov.br