O projeto Ocupação Coletivos Unicamp, organizado pela Cia de Teatro Acidental (Campinas, SP) e vencedor de edital da Funarte para a realização de espetáculos e atividades na Sala Carlos Miranda, oferece vagas para três oficinas que se realizarão em fevereiro, março e abril de 2013. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site da Cia Acidental: www.teatroacidental.com.br, e os responsáveis pelas atividades são todos artistas da Companhia.
Quando o Movimento Vira Dança
Em fevereiro, os profissionais de artes cênicas Chico Lima e Mariana Otero estarão à frente da oficina Quando o Movimento Vira Dança, que tratará de elementos básicos do movimento e do corpo, como articulação e apoios. Os trabalhos envolvem jogos, criação de material e discussão, acompanhada de exibição de vídeos, sobre o que caracteriza e diferencia a dança.
Para se Medir uma Árvore o Melhor Jeito é Derrubá-la
Março será a vez da oficina Para se Medir uma Árvore o Melhor Jeito é Derrubá-la, com Artur Kon e Cauê Gouveia. Voltada a artistas da cena (teatro, dança e circo), músicos, artistas visuais e pessoas interessadas, as aulas abordarão procedimentos de criação teatral não-convencionais empregados no processo de montagem da peça Macacos me Mordam, da própria Companhia. A partir da pesquisa de diferentes fontes para a elaboração de cena sobre a experiência urbana contemporânea, o grupo propõe a busca de “um teatro que se afasta da construção de personagens e das situações e relações dialógicas”. Os coordenadores – mais ‘provocadores’ do que ‘diretores’ -, vão acompanhar o trabalho de investigação prática, explorando atitudes e opiniões como contrapontos a uma tradicional interpretação dramática. Por fim, serão apontadas as possibilidades de costura dramatúrgica, dentro de uma lógica não-narrativa, nascida da própria cena.
Produção: O que é e para que Serve?
Em abril, a oficina na Sala Carlos Miranda tem como tema a produção no âmbito do teatro. Os coordenadores, Ivan Montanari e Mariana Dias, transmitirão conhecimentos sobre a função da produção – e do produtor –, apresentando os principais editais nacionais, os aspectos e tópicos necessários para se escrever um projeto, os caminhos seguidos por ele até sua aprovação, o que é preciso para que o projeto se realize e, finalmente, a prestação de contas e a pós-produção (diretor de produção versus produtor executivo).
Serviço
Projeto Ocupação Coletivos Unicamp
Selecionado pelo edital de ocupação da Sala Carlos Miranda em 2012. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177
Oficina: Quando o Movimento Vira Dança
De 6 a 27 de fevereiro | Quartas, das 17h30 às 20h30
Com: Chico Lima e Mariana Otero
Público-alvo: interessados a partir de 15 anos
Carga horária: 12 horas (4 encontros de 3 horas)
Vagas: 20
Gratuita
Oficina: Para se Medir uma Árvore o Melhor Jeito é Derrubá-la
De 6 a 27 de março | Quartas, das 17h30 às 20h30
Com: Artur Kon e Cauê Gouveia
Público-alvo: artistas da cena (teatro, dança, circo), músicos, artistas visuais e interessados em geral
Carga horária: 12 horas (4 encontros de 3 horas)
Vagas: 16
Gratuita
Oficina: Produção: O que é e para que Serve?
De 3 a 24 de abril |Quartas, das 17h30 às 20h30
Com: Ivan Montanari e Mariana Dias
Público-alvo: interessados a partir de 17 anos
Carga horária: 12 horas (4 encontros de 3 horas)
Vagas: 15
Gratuita