As obras e performances da artista Márcia X., que morreu em 2005, já podem ser vistas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em 2010, a Associação de Amigos do MAM do Rio de Janeiro teve o projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes no Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais. A proposta foi organizar o acervo deixado pela artista, publicar um livro, realizar a exposição e doar o material completo ao Museu.
Na exposição, o público pode ter acesso não somente às obras, mas também a uma réplica do ateliê que Márcia manteve no Catete durante anos e a vídeos das performances encenadas pela própria artista.
Realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o objetivo do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais foi o reconhecimento e o estímulo às iniciativas que contribuem, de forma exemplar, para a promoção da organização sistêmica do campo das artes visuais e a valorização das linguagens artísticas visuais nacionais, por meio da sua pesquisa, informação, formação, produção e circulação.
Com recursos do Fundo Nacional de Cultura – constituído de verbas destinadas exclusivamente à execução de programas, projetos ou ações culturais –, também foram contemplados projetos em outras áreas, como circo, dança, teatro, artes visuais, música, livro e leitura e diversidade cultural, totalizando um investimento de R$ 57 milhões.
Saiba mais sobre o Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais em 2010