Projeto ganhador da Bolsa Interações Estéticas realiza oficinas gratuitas em São Paulo

Um dos contemplados com a Bolsa Interações Estéticas, o projeto Corpo como cruzamento de intensidades – Residência no Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura realiza, em São Paulo, a partir de fevereiro, diversas atividades com o foco na relação entre a criação cênica pelo movimento e a discussão proposta pelas técnicas de Educação Somática (com ênfase na Técnica Alexander), que vêm sendo amplamente pesquisadas por profissionais de dança e teatro por seu potencial no treinamento técnico, na construção da expressividade e nos processos de criação e ensino.

O projeto é coordenado pelo bailarino gaúcho, Michel Capeletti, em parceria com o Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura. Dentre as atividades que integram a programação estão o Laboratório de Criação e o Espaço Aberto, que se propõem a pensar técnica, teoria e representação como momentos igualmente importantes do processo artístico, sem gerar dicotomias. As atividades são gratuitas e terão a duração de cinco meses. O Laboratório de Criação será realizado a partir de 15 de fevereiro, sempre às quartas e sextas, das 15h às 17h. Já o Espaço Aberto começa no dia 16 de fevereiro, sempre aos sábados, das 10h às 12h. Neste encontro teórico-prático serão trabalhados exercícios/experiências propostos pelo coordenador do projeto e outras referências que os participantes acrescentarem à investigação.

Sobre o artista

Michel Capeletti é bailarino com atuação em Porto Alegre e Buenos Aires. Ganhou a Bolsa Interações Estéticas 2012 da Funarte/MinC, o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012 do MinC e a Bolsa de Residências em Artes Cênicas 2010 da Funarte para investigar a relação entre criação cênica pelo movimento e as técnicas somáticas, fazendo parte atualmente da formação para professores em Técnica Alexander na Escuela de Técnica Alexander, de Buenos Aires. Em Porto Alegre, atuou nos espetáculos movimentomínimomovimentomáximo (2004), Fato (2005), Instruções para abrir o corpo em caso de emergência (2007), Pequenas Ações Terroristas (2008), no projeto Instruções]desdobramentos (2008), Histórias do Corpo (2010) e na performance solo Sonny (2012).

Corpo como cruzamento de intensidades – Residência no Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura
Projeto contemplado com a Bolsa Interações Estéticas, da Funarte/MinC

Laboratório de Criação e Espaço Aberto
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 361 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3222 2662/ 3221 4704
Contato: corpocomocruzamento@gmail.com ou www.facebook.com/corpocomocruzamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *