O projeto “Olhar Brasileiro – Interações Culturais – Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima”, contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, realizará oito oficinas e dez exposições em duas etapas. De 21 a 28 de fevereiro, será a vez de quatro comunidades do distrito de Caiçarinha da Penha, cidade de Serra Talhada (PE), terra natal de Virgulino Lampião. As exposições vão explorar a relação desses povoados com o cangaceiro e as heranças da época das guerras do cangaço. Santana de Cima será a primeira comunidade a receber o projeto.
“Olhar Brasileiro” tem como proposta gerar capacitação técnica em fotografia e gestão cultural em comunidades tradicionais de todo o país, por meio de oficinas, seguidas de exposições fotográficas sobre temas relevantes da cultura local de cada comunidade. As fotografias serão feitas pelos próprios alunos. A programação inclui, ainda, suporte em outras vertentes, como ornamentação, divulgação, entre outros.
Depois de Pernambuco, o projeto seguirá para Roraima, visitando povoados e assentamentos das cidades de Boa Vista e Rorainópolis para mais quatro oficinas. As lendas ligadas ao “Deus Canaima” vão permear as exposições que acontecerão em cada uma das comunidades. A data ainda será divulgada.
Nessa etapa do projeto, a novidade será o intercâmbio entre os dois estados. As melhores fotos das exposições de Pernambuco vão compor a exposição “Sertão de Virgulino”, que acontecerá em Roraima, com a presença dos alunos pernambucanos autores das fotos. Já em Pernambuco, a exposição “Berço de Canaima” terá também as melhores fotos das exposições realizadas em Roraima e alunos capacitados nas oficinas do norte do país.
O projeto conta com suporte do Ponto de Cultura Centro Dramático Pajeú, em Pernambuco, e do Ponto de Cultura Grupo Teatral a Bruxa Tá Solta, em Roraima.
Mais informações:
Latitude7 – www.latitude7.com.br
email contato@latitude7.com.br