José Fernando de Azevedo discute a dramaturgia afro-brasileira no Arena (SP)

José Fernando de Azevedo. Foto: divulgação

O professor e dramaturgo José Fernando de Azevedo, fundador do Teatro de Narradores (São Paulo, SP), participa na quarta-feira, 20 de março de 2013, do ciclo de palestras-debates promovido pela mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Azevedo irá abordar e trazer ao debate o tema “Questões para uma dramaturgia afro-brasileira”, numa contribuição ao processo de discussões promovido pela mostra desde novembro de 2012. No total, estão sendo realizadas dez palestras-debates com teatrólogos e professores universitários sobre temas ligados à autoria, às filiações estéticas, estilísticas e temáticas e aos aspectos históricos do teatro negro brasileiro (veja, abaixo, os próximos encontros).

Contemplado pelo Edital de Ocupação da Funarte para o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, o projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada traz espetáculos, leituras dramáticas e palestras que dão visibilidade a jovens autores negros brasileiros e aprofundam as investigações sobre os movimentos históricos, sociais e políticos que envolvem a trajetória deste fazer artístico no país.

Sobre José Fernando de Azevedo – Cursou cinema na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), onde doutorou-se em Filosofia Contemporânea e Estética com tese sobre o teatro de Bertolt Brecht. É, atualmente, professor da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Foi um dos curadores do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo (2006-2009). É fundador, diretor e dramaturgo do Teatro de Narradores, coletivo oriundo de uma atividade teatral realizada em abril de 1997 por um grupo ligado à Universidade de ão Paulo – especialmente a Faculdade de Filosofia. Já fora do âmbito universitário, o coletivo passa por reconfigurações e se define pelo caminho da investigação poética, “cujo cerne, aliás, se evidencia no nome – Teatro de Narradores: uma cena de matriz épica, elaborada a partir de constantes aproximações ao trabalho de Brecht e de um a proposição sempre retomada de confronto e apropriação de nossa experiência social, tomando o modo como nos inscrevemos na vida da cidade enquanto base para o levantamento e a produção dos materiais.”

Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP. Tel (11) 3259-6409

Ciclo de Palestras-Debates: Questões para uma dramaturgia afro-brasileira
Dia 20 de março | Quarta-feira, 19h

Com: Prof. Dr. José Fernando de Azevedo

Próximas palestras:
O estereótipo do personagem negro na dramaturgia brasileira
Dia 27 de março | Quarta, 19h
Com: Fernanda Júlia, diretora da Cia. Nata de Teatro

Dramaturgo negro x Dramaturgia com temática negra
Dia 3 de abril | Quarta, 19h
Com: Aldri Anunciação, dramaturgo, diretor e ator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *