Conjunto Época de Ouro recebe os músicos japoneses Saori Ozawa e Atsushi Suzuki

Nesta segunda-feira, 15 de abril, o conjunto Época de Ouro recebe os músicos japoneses Saori Ozawa e Atsushi Suzuki para um show bem brasileiro. Com entrada gratuita, o programa apresentado por Cristiano Menezes é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz), sempre às segundas-feiras, das 17h às 19h. A apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Funarte.

Sobre Saori Ozawa e Atsushi Suzuki
Saori Ozawa teve seu primeiro encontro com a música brasileira ainda no Japão. Na universidade, amigos recomendaram as músicas de Tom Jobim. Depois de conhecer o Brasil e voltar ao seu país, passou a fazer apresentações de bossa nova, samba e MPB. Em 2010, participou de um show em homenagem a Noel Rosa, em Tóquio. No Rio, ela faz parceria com a cantora Clarisse Grova e, atualmente, estuda choro com a professora Amélia Rabello, na Escola Portátil de Música.

O pianista e compositor Atsushi Suzuki, além de tocar música brasileira, tem vários repertórios de tango argentino e música francesa. Começou a tocar piano aos quatro anos de idade e formou-se em música pela Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio. Descobriu a música brasileira e se interessou pela  bossa nova, com as músicas de Tom Jobim e João Donato. Em 1997, passou a tocar música brasileira com outros músicos e cantores em seu país. Em 2005, em Salvador, participou de várias rodas de choro. Atualmente, trabalha como pianista e compositor de música brasileira no Japão.

No repertório do Época de Ouro estão as músicas “Cinco Companheiros” – Pixinguinha; “Flauta Chorona” – Antonio Rocha; “Teu aniversário” – Pixinguinha; “Língua de preto” – Honorino Lopes; “Arranca toco” – Jaime Florence; “Bonicrates de muletas” – Biliano Correa de Oliveira; “Mar de Espanha” – Jacob do Bandolim; “Um chorinho no Circo Voador” – Severino Araújo e “Biruta” – Jacob do Bandolim.

No repertório de Saori Ozawa, “Feitiço da Vila” – Noel Rosa; “Com que roupa?” – Noel Rosa; “Feitio de oração” – Noel Rosa; “Qui nem jiló” – Luiz Gonzaga; “Falando de amor” – Tom Jobim; “Gente Humilde” – Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes; “Palpite infeliz” – Noel Rosa; “Folhas secas” – Nelson Cavaquinho.

No repertório de Atsushi Suzuki, “Noites Cariocas” – Jacob do Bandolim; “Proezas de Solon” – Pixinguinha; “Vibrações” – Jacob do Bandolim; “1X0” – Pixinguinha e Chorinho Nº 3 – Atsushi Susuki.

Sobre o Época de Ouro
O conjunto Época de Ouro foi fundado em agosto de 1969, por Jacob do Bandolim e é formado, atualmente, por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

A utilização da Sala Sidney Miller resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música foram revelados.

Serviço

Projeto Música na Cidade
Programa Época de Ouro com os músicos japoneses Saori Ozawa e Atsushi Suzuki

Dia 15 de abril, das 17h às 19h
Entrada Franca
Classificação: 12 anos

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro – Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Realização: Rádio Nacional AM – RJ (EBC)
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações
(21) 2279-8601 (Centro da Música)
(21) 2279-8087 (Bilheteria), após às 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *