Oficina de câmera obscura em São Sebastião (SP)

No próximo dia 17 de abril, será realizada em São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo, a Oficina de câmera obscura. A ação integra o projeto Entresilhas, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição. No curso, os participantes vão aprender a trabalhar com a luz e entender os princípios da máquina fotográfica. A câmera obscura foi a primeira descoberta importante para a fotografia e há relatos de seu uso desde a Antiguidade, pelo filósofo grego Aristóteles.

Técnicas de dobradura, colagem, desenho e pintura – além de dinâmicas e jogos – serão utilizadas para ajudar os alunos a explorarem o princípio da formação da imagem através da luz. Eles também vão confeccionar seu próprio modelo de câmera obscura, com papel cartão, pedaços de papel alumínio e papel vegetal.

Durante todo o processo, os participantes são convidados a refletir sobre o conhecimento científico que acompanha o princípio de formação ótica da imagem e a experimentar diversas possibilidades de captura da fotografia.

Projeto Entresilhas
De Luciana Miranda Penna
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

Oficina de Câmera Obscura
Data: 17/04/2013

Instrutores:
Irene Almeida, Ionaldo Rodrigues e Lucas Gouvêa
Local:
Escola Pública Henrique Tavares de Jesus
Av. Adelino Tavares, 301 – Barra do Sahy, São Sebastião (SP)
Vagas:
10 a 15 (a partir de 7 anos)

Saiba mais sobre o projeto Entresilhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *