Rio recebe mostra e oficinas do festival ‘Unlimited’

Unlimited

Unlimited: arte sem limites aproxima público de artistas com e sem deficiências. Festival começou nas Olimpíadas de Londres 2012 e continuará, no Rio de Janeiro, em 2016. British Council e SESC são os realizadores, com apoio do MinC/Funarte

Nos dias 20 e 21 de abril, no Sesc Madureira, o projeto Unlimited: arte sem limites apresenta uma mostra de algumas das mais bem sucedidas criações artísticas apresentadas durante as Olimpíadas Culturais de Londres. A iniciativa une música, dança, teatro, performance, cinema e artes visuais. Também estão programadas oficinas. Todas as atividades são gratuitas. A proposta é oferecer uma agenda inclusiva e diversificada, que vai reunir 30 artistas britânicos, com e sem deficiência. A mostra, oferecida pelo British Council e pelo Serviço Social do Comércio (SESC), com apoio do Ministério da Cultura – MinC, e da Fundação Nacional de Artes – Funarte, faz parte da programação do Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013.

Três espetáculos, dois de dança, e um musical teatral; uma exposição de artes visuais e uma intervenção multimídia com música ao vivo estão na agenda. Marc Brew Company apresenta duas coreografias contemporâneas: Remember When e Nocturne; e o elenco heterogêneo de atores e músicos do Graeae encena o vibrante Reasons to be Cheerful, baseado nas obras do grupo de rock The Blockheads. A mostra recebe também trabalhos de uma das mais renomadas artistas visuais do Reino Unido, Bobby Baker. Na exposição Diary Drawings, ela mostra a intensidade dos seus complexos desenhos. Num espaço “lounge”, ambientado por Gary Stewart (Dubmorphology), será apresentada uma intervenção ao vivo do artista multimídia em parceria com os músicos brasileiros Domenico e João Brasil (Taksi). Esta ação conta ainda com exibições dos curtas Creating the Spectacle, Twelve Seventy e com doze curtas-metragens, integrantes da coleção The PushMe Collection.

As oficinas, com inscrições pelo site www.transform.com.br, abordam temas de dança, performance, teatro e música. Nelas, o público poderá dialogar diretamente com os artistas, que falarão dos seus desafios e formas de atuação. Mat Fraser e Julie Atlas Muz, que oferecem oficinas sobre arte burlesca e cabaré, vão ainda mostrar seu trabalho numa festa-performance, na Garagem Gamboa, na sexta feira, dia 19, às 22h .

Transporte Gratuito

Para facilitar o acesso do público aos eventos, o British Council oferece transporte gratuito para o SESC Madureira, a partir da Cinelândia. A realização do evento em Madureira está relacionada à proposta de descentralização das Olimpíadas Culturais, para um maior engajamento da comunidade. A estratégia foi adotada em Londres, para atrair o público para a programação artística apresentada durante os Jogos.

Programa Transform: Um legado de arte

Luiz Coradazzi, diretor de artes do British Council no Brasil, analisa o projeto, a partir de sua observação das Olimpíadas de Londres 2012, que reuniu mais de 19,5 milhões de pessoas, em 12 semanas de eventos, com 25 mil artistas envolvidos. Para Luiz, os Jogos representaram “um importante trabalho de desconstrução de preconceitos contra pessoas com deficiências, por meio do festival Unlimited”. O objetivo da ação é apresentar “bons espetáculos e oficinas culturais realizadas por artistas especiais”, como define a gerente de Cultura do SESC, Liliana Magalhães. “Além de serem excelentes profissionais, eles podem estimular grupos brasileiros, num intercâmbio onde todos ganham, inclusive o público”, afirma.

O evento é parte do Transform, programa de intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e Reino Unido, realizado pelo British Council. Segundo Jude Kelly, curadora do Transform, o Unlimited possibilitou, em Londres/2012, um diálogo sem precedentes entre diversas esferas da sociedade, “transformando percepções do público, de autoridades e de artistas, sobre acessibilidade nas artes de excelência, que deixou importante legado para cidade, com programas permanentes nas instituições culturais”. Jude é também diretora artística do Southbank Centre, que foi palco do Unlimited londrino.

Fórum Cultural Olímpico

O Unlimited acontece na mesma semana que o Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico, realizado no dia 17 de Abril na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra (na Pavuna) e nos dias 18 e 19 de abril, no Museu de Belas Artes (MNBA). Ambos fazem parte do Transform e são realizados em parceria com o People´s Palace Projects, responsável pela curadoria e produção executiva, e recebem o apoio das organizações britânicas Arts Council England e Creative Scotland. Em parceria com o Ministério da Cultura/Funarte, o Fórum visa a promover o diálogo entre os líderes das Olimpíadas Culturais de Londres e as instituições brasileiras que irão atuar na programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016, a partir dos aprendizados e sucessos do Festival de Londres/ 2012.

Mostra Unlimited: arte sem limites

Acesse aqui a programação

Mais informações: www.transform.com.br

https://www.facebook.com/2013unlimited/