Os Olhos do Surubim Rei, na Funarte MG

Os Olhos do Surubim Rei - Foto: Bruno Figueiredo | Agência: Odin

Vencedor do Edital Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco, o Grupo Kabana de teatro apresenta, na Funarte MG, nos dias 27 e 28 de abril, às 16h, o espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei. A montagem utiliza técnica de manipulação de bonecos sobre a água, muito popular em Hanói – Vietnã e inédita no Brasil. Sua origem é obscura, mas possivelmente já no século XI integrava a vida cultural daquele país. Era uma arte cujos segredos, mantidos restritos, se transmitiam dos mais velhos aos mais jovens dentro de uma mesma família.

Foi, então, em uma técnica utilizada por um povo de cultura tão diferente e distante, que o Grupo Kabana foi se referenciar para, nessa montagem, assim como na tradição vietnamita, falar da vida, personagens, mitos e lendas dos povos ribeirinhos.

O espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”, apresentado em 2009, 2010, 2011 e 2012, em 40 cidades que integram as Bacias do Médio e Alto São Francisco, e Rio Jequitinhonha, já soma mais de 450 apresentações para um público estimado de 70.000 espectadores. As próximas apresentações serão nos dias 25 e 26/04, para escolas convidadas, e nos dias 27 e 28/04, as sessões serão gratuitas, com ingressos limitados, que deverão ser retirados com 1 h de antecedência, na bilheteria da Funarte MG.

Projeto contemplado no edital Microprojetos Rio São Francisco

Local: FUNARTE MG – Rua Januária – 68 – BH

Ficha Técnica

Direção geral: Mauro Xavier
Dramaturgia: Nélida Prado
Criação de bonecos: Tião Vieira
Trilha sonora: Pedro Delgado e Geovanne Sassá/Luiz Vitorino
Programação visual: Léo Ladeira
Manipulação de bonecos: Valney Almeida, Cici Duarte, Lira Xavier e Nélida Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *