De 6 a 28 de maio, será realizada, na Casa de Cultura de Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, a Oficina de Introdução ao Teatro de Animação. Direcionada a estudantes de teatro e artes em geral, artistas, bonequeiros e pessoas interessadas na linguagem da animação, a oficina gratuita oferece 20 vagas e será ministrada por Liliane Xavier.
O curso, de caráter prático, parte de uma breve apresentação sobre o teatro de animação na atualidade para refletir sobre a cena teatral, propondo uma introdução à linguagem da animação e às técnicas de manipulação, com foco na manipulação direta. A partir de exercícios físicos e da confecção de protótipos, os alunos serão levados a compreender os princípios essenciais da manipulação de bonecos e objetos.
As inscrições podem ser feitas no local da oficina e os interessados precisam levar roupa apropriada para a realização de exercícios físicos.
Sobre Liliane Xavier
Atriz, dubladora, arte-educadora e produtora cultural, é formada em Artes Cênicas – Direção Teatral e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É sócia e produtora da Cia. PeQuod, onde trabalha como atriz-manipuladora em todos os espetáculos do grupo, e em projetos de circulação de espetáculos, como o Palco Giratório, a Caravana Funarte e o SESI Bonecos. Já atuou em muitos espetáculos premiados, como O Velho da Horta, de Gil Vicente (ganhador do Prêmio Maria Clara Machado, pela confecção dos Bonecos); e Marina – a sereiazinha, contemplado com o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2009 e com o Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil, na categoria especial pela confecção dos bonecos, além de melhor direção; melhor cenário; melhor espetáculo e melhor iluminação.
Também produziu e idealizou com Miguel Vellinho e a PeQuod, a Mostra MITA –Mostra Internacional de Teatro de Animação, no Rio de Janeiro – 1ª e 2ª Edições, além de ser a coordenadora artística da 3ª Edição, a ser realizada em 2013. Como atriz, atuou em espetáculos como A Serpente, da Cia. Teatro do Pequeno Gesto; Terror e Miséria no III Reich, dos Fodidos Privilegiados; Auto da Nau Catarineta, com a Cia Caixa de Pandora e Auto de Natal, direção Hamir Hadad; além do longa-metragem Copacabana, de Carla Camurati. No longa de animação 31 minutos, de Alvaro Diaz e Pedro Peirano, co-produção Chile-Brasil, atuou como manipuladora.
Oficina de Introdução ao Teatro de Animação
De 6 a 28 de maio
Segundas e terças, das 17 às 21h
Local: Casa de Cultura de Teresópolis
Praça Juscelino Kubitschek, s/no – Fátima – Teresópolis (RJ)
Inscrições e informações:
Casa de Cultura
(21) 2644 4092