Dando continuidade à temporada de 2013, a Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta Coreografia de Cordel, nos períodos de 16 a 19 e de 23 a 26 de maio, na Funarte MG com entrada gratuita. As performances acontecem de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Criado em 2004, o espetáculo Coreografia de Cordel baseou-se na passagem do corpo artístico pela cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha. Na ocasião, os bailarinos fizeram ampla pesquisa de campo, colheram impressões, experiências e vivências que, mescladas com o repertório de cada um, deram origem a um espetáculo forte, ousado, denso e poético.
Para as apresentações de maio, a Cia. de Dança traz a oportunidade de revezamento dos papeis principais. “O espetáculo ganha diversas possibilidades de interpretação em atuações artísticas como essa. As apresentações são sempre diferentes e, com isso, o público também acaba ganhando”, explica Sônia Mota, Diretora Artística do Grupo.
Mais uma vez, o grupo se apresenta em um espaço de Belo Horizonte que extrapola os limites do Palácio das Artes, como destaca Sônia: “As apresentações gratuitas realizadas durante o mês de maio pela Cia de Dança Palácio das Artes tem o intuito de dar o acesso a população ao seu repertório em outros espaços”.
Coreografia de Cordel é uma das montagens de maior sucesso de público e crítica da Cia. de Dança. Em 2005, foi agraciado pelo 2º Prêmio Usiminas/Sinparc de Artes Cênicas, nas categorias: melhor espetáculo, melhor concepção coreográfica (Tuca Pinheiro), melhor bailarina (Cristiane Oliveira), melhor figurino (Marco Paulo Rolla), além do Prêmio Especial Maior Público Em Dança / Belo Horizonte. No mesmo ano, foi eleito o melhor espetáculo no 10º Prêmio SESC/SATED edição 2005. Em 2007, foi premiado como melhor espetáculo no 12º Prêmio SESC / SATED.
Retornando aos palcos de Belo Horizonte, o espetáculo já passou por São Paulo, Salvador, França, (2005); Jordânia e Líbano (2007); Porto Alegre (2011), Recife (2012), e diversas cidades do interior de Minas. No dia 31 de maio, Coreografia de Cordel chega à cidade de Uberaba. A iniciativa é mais uma das ações promovidas pela Fundação Clóvis Salgado no intuito de democratizar o acesso à cultura. “É uma oportunidade de mostrar espetáculo tão representativo no triangulo mineiro que é também pólo importante de dança no estado”, conclui Sônia Mota.
Cia. de Dança Palácio das Artes
A Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA), corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil e é uma das referências na história da dança em Minas Gerais.
Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro. Essa institucionalização se fez pela incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente.
A CDPA tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.
Em sua trajetória, a Companhia já foi vista por um público diverso de crianças, jovens e adultos de várias cidades do interior de Minas, capitais do Brasil e também em países como Cuba, França, Itália, Palestina, Jordânia, Líbano e Portugal.
Coreografia de Cordel
Datas: 16 a 19 e 23 a 26 de maio
Horários: quinta a sábado, às 20h – domingo, às 19h
Local: Funarte MG
Classificação: 12 anos
Endereço: Rua Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte
Entrada gratuita – retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo
Informações para o público: fcs.mg.gov.br / 3236-7400