‘Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira’ em simpósio, no Recife

Contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/ Petrobras, o simpósio “Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira” será realizado até 17 de maio, discutindo questões sobre o erotismo na arte sem tabus, com a presença de artistas, cineastas, pesquisadores e profissionais do sexo.

Idealizado pelo artista plástico Aslan Cabral, o evento é aberto ao público, com limite de vagas. Parte do conteúdo apresentado no simpósio será disponibilizado na página eletrônica do evento, onde também estão informações sobre os palestrantes e os horários.

Na abertura, a partir das 19h, no MAMAM, haverá a exibição de Destricted.Br, dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Márcia Fortes , além de um debate com os cineastas Claudio Assis, Tuca Siqueira e Lula Buarque de Hollanda sobre a história do cinema, o sexo e a história da arte ocidental.

Destricted.br (2010, 120min) é a versão brasileira do conceito do curador inglês Neville Wakefield e produzido no Brasil por Lula Buarque de Holanda, Márcia Fortes e Alessandra d’Aloia. O projeto partiu de um convite a diversos artistas e cineastas para criarem filmes de natureza erótica. Para essa versão brasileira, foram convidados Adriana Varejão, Dora Longo Bahia, Karim Ainouz, Julião Sarmento e Janaina Tschäpe, entre outros. São nove filmes ao todo, nos quais ambientes como trens em movimento, cachoeiras, cozinhas industriais e praias cariocas servem de pano de fundo para distintas narrativas.

No dia 16/5, quinta-feira, o curador Moacir do Anjos aborda fatores ligados aos submundos latentes na obra da fotógrafa norte-americana Nan Goldin. Ainda, a mestre em Ciências da Computação Janine Seus, que trabalha como prostituta no ambiente virtual do Second Life, e a psicóloga Marina Pinheiro trazem um apanhado sobre o sexo digital e os fetiches das novas gerações.

No dia 17, último dia do evento, Nanci Feijó (presidenta do Sindicato das Prostitutas de Pernambuco), Fernando Fontanella (Doutorando em Comunicação pela UFPE) e Joana Gatis (estilista) analisam a expressão e autonomia sexual ligadas aos profissionais do sexo. Também a exploração comercial e imagética do corpo como objeto sexual, relacionada à abordagem estética-social do Tecnobrega, será discutida no simpósio.

Ciclo de palestras e debates “Arte Sexo E Sociedade Contemporânea”
Dias 15, 16 e 17 de maio – A partir das 19h

Local: MAMAM – Rua da Aurora, 265 – Boa Vista – Recife (PE)
Vagas limitadas.
Entrada franca.

Programação:
Dia 15 de maio:
Exibição do projeto Districted.Br e bate papo com Claudio Assis, Lula Buarque de Hollanda e Tuca Siqueira

Dia 16 de maio:
Moacir dos Anjos analisa as obras de Nan Goldin e debate com Janine Seus e Marina Pinheiro

Dia 17 de maio:
Debate com Nanci Feijó, Fernando Fontanella e Joana Gatis

Mais informações:
http://artesexosociedade.blogspot.com.br/

Projeto contemplado com o edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/ Petrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *