Espetáculos teatrais, em Recife, abordam união homoafetiva

Os espetáculos Bundaflor Bundamor e Tempostepegoquedelícia serão apresentados no próximo fim de semana, dias 18 e 19 de maio, às 20h, no Teatro Capiba, em Recife. As montagens, que fazem parte do projeto “Circulação em Dois Atos”, abordam a sexualidade e o gênero, com pitadas de humor. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Acre são os próximos estados que receberão as peças. O projeto prevê, ainda, a realização de oficinas gratuitas, divididas em Oficina de Produção Cultural, de Criação e Exploração do Movimento, com duas horas de duração cada, e certificado para os participantes.

Na montagem Bundaflor Bundamor, os atores fazem uma brincadeira com esta parte do corpo humano. Inspirada no livro A breve história das nádegas, do historiador francês Jean Luc Henning, a peça mostra um olhar diferenciado, atentando para a constituição, o desenho e as capacidades motoras desta massa carnal. O trabalho do coreógrafo é explorar movimentos que fogem da banalização. Em cena, o bumbum é valorizado, fugindo de possíveis moralismos. Já no espetáculo Tempostepegoquedelícia, a proposta é diminuir as encarnações do feminino e do masculino, marcadores de gênero, levando à cena sexualidades provisórias. As apresentações em Recife (PE) fazem parte da programação do Palco Giratório do SESC Pernambuco e, no dia 1º de junho, as montagens vão participar do Festival Múltipla Dança de Florianópolis (SC).

Conforme Eduardo Severino, idealizador do projeto, numa época de polêmicas acerca da união homoafetiva, a ideia da Cia. é estabelecer uma proposta de circulação de acordo com os dados de 2010, obtidos no IBGE – uma das primeiras estatísticas que contabilizou a população residente com cônjuges do mesmo sexo –, com destaque para as cidades que atingiram os índices mais altos do país, como Florianópolis e Porto Alegre e, ainda, para os locais que são referências populares sobre o assunto, como Campinas e Pelotas. “Não que o espetáculo seja direcionado especificamente para este público, mas é voltado, sim, para uma plateia mais aberta e tolerante às diferenças e ironias relacionadas a gênero e à sexualidade”, ressalta o coreógrafo.  O projeto “Circulação em Dois Atos” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2012.

Serviço:

Projeto Circulação em Dois Atos
Com Eduardo Severino Cia. de Dança

Espetáculos teatrais adultos:
Bundaflor Bundamor e Tempostepegoquedelícia

Sábado e domingo, 18 e 19 de maio, às 20h

Local: Teatro Capiba – Rua Professor José dos Anjos, 1190, Recife (PE)

Saiba mais

Contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2012