A importância dos deslocamentos e travessias propiciados por uma residência artística é um dos temas do seminário ArteHoje, que levanta questões estéticas, políticas e sociais do fazer artístico como formação, produção, difusão e acesso da arte contemporânea no Brasil.
Representando a Fundação Nacional de Artes – Funarte, a servidora Ana Vasconcelos, participa, no dia 22 de maio, da mesa Interações Estéticas – residências artísticas, apresentando exemplos de práticas artísticas desenvolvidas em microuniversos geográficos, sociais, políticos e culturais – residências artísticas realizadas em espaços comunitários. Ana Vasconcelos é coordenadora da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.
Promovido pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o edital Bolsa Interações Estéticas promove o intercâmbio, o compartilhamento e a troca de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura de todo o país.