Peça que introduziu palco de arena no país volta em versão do Grupo Tapa

"O longo adeus", em temporada no Arena. Foto: divulgação

A partir de quarta-feira, 3 de julho de 2013, o Grupo Tapa traz ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet (São Paulo, SP) sua tradução de “O longo adeus” (“The long goodbye”), do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (1911-1983). A montagem estreou em maio, em São Paulo, e vai incorporar, até o final de julho, a programação do projeto Tapa no Arena – uma Ponte na História, contemplado por edital público de ocupação da Funarte para o ano de 2013.

Em 1951 – onze anos após sua publicação – esta peça em um ato de Williams, com o título “O demorado adeus” em tradução de Esther Mesquita, tornou-se o primeiro texto dramatúrgico a ser encenado, no Brasil, em um palco em forma de arena. A ideia se concretizou dentro da Escola de Arte Dramática (EAD), na capital paulista, por iniciativa de um aluno de sua primeira turma: José Renato, que mais tarde fundaria o Teatro de Arena, atualmente administrado pela Funarte.

Para os integrantes do Tapa, entretanto, a encenação de “O longo adeus” no Arena ergue muito mais que uma ponte entre as histórias do grupo e as do do teatro aberto por José Renato na rua Teodoro Baima, no centro de São Paulo. Ela revela as semelhanças, que não são poucas, entre o processo de estudos internos adotado pelo Tapa e a trajetória de formação do Arena – que viria a se tornar um importante espaço de pesquisa teatral e de resistência durante os “anos de chumbo” no Brasil.

Desde 1979, o Grupo Tapa se fortalece enquanto companhia de teatro de repertório, trazendo ao palco montagens de autores consagrados da dramaturgia mundial, com a direção artística de Eduardo Tolentino de Araújo. As apresentações do projeto Tapa no Arena – uma Ponte na História – que contabilizam 62 atores em cena, 17 peças, 12 autores e oito diretores – seguem até 22 de dezembro, com espetáculos de quarta a domingo.

Tapa no Arena – uma Ponte na História
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Consolação, São Paulo, SP. Tel (11) 3259-6409

Espetáculo: “O longo adeus”
De 3 a 28 de julho | Quartas e quintas, às 20h; domingos, às 18h

De: Tennessee Williams
Direção: Flavio Tolezani | Elenco: Thaia Perez, Conrado Sardinha, Daniel Volpi, Michel Waisman, Natalia Gonsales, Yuri Magalhães, Wandré Gouveia e Pepe Scrofft | Cenografia: Flavio Tolezani e Carol Gonzalez | Figurino: Natalia Gonsales e Heidi Monezzi | Sonoplastia: daMATA| Co-produção: Grupo Tapa | Produção: Bem Casado Produções Artísticas
Recomendação etária: 12 anos | Duração: 60min
Ingressos: R$ 20 (meia: R$ 10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa.

Sinopse: Jovem escritor deixa apartamento onde viveu desde a infância. Durante a mudança, enquanto carregadores retiram os móveis antigos e tornam o espaço vazio, personagens de seu passado surgem em meio ao caos de sua memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *