Paulo Freire entra em cena na Funarte SP

Luciana Saul e Fernanda Quatorze Voltas em "Sobre sonhos e esperança". Foto: divulgação

Desde 2006, quando foi apresentada pela primeira vez no bairro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo (SP), a peça “Sobre sonhos e esperança” acumula um prêmio, muitos convites para encenação e um público total de mais de 15 mil pessoas – dentro e fora do universo escolar. A obra, que se baseia no trabalho e nos pensamentos do educador brasileiro Paulo Freire, será exibida sábado, dia 20 de julho de 2013, na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP.

Escrita por Thomas Holesgrove e Luciana Saul, a peça acompanha o cotidiano de uma professora das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola tradicional. Sentindo-se cansada e pressionada pela direção do estabelecimento e pela sala de aula, a professora sonha em fugir e se refugiar num transatlântico – mas revive, em pesadelo, os medos e sobressaltos do seu trabalho. É nesta atmosfera, que mistura realidade e sonho, que aparece Paulo Freire – no início uma presença incômoda para a protagonista, mas que, aos poucos, conduz a reflexões e resgata, na professora, um sonho há tempos esquecido: o de ser uma grande educadora.

O diálogo com Paulo Freire transforma o pesadelo em busca de soluções. Algumas tentativas dão certo, outras precisam ser repensadas: “De qualquer maneira, ela começa a ser convencida de que o sonho de uma escola diferente é possível, mas exige ação, aliados e tempo”, explicam os atores.

A história toda acontece dentro de uma sala de aula – mesa, lousa e cadeiras estrategicamente rearranjadas conforme a evolução da narrativa. Ali, vai surgindo a escola como a entendia Paulo Freire, “um lugar de luta e de esperança; um lugar não só para estudar, mas para encontrar, conversar, experimentar o confronto com o diferente, discutir e fazer política”.

“Sobre sonhos e esperança” abriu, em 2008, a programação cultural do “VI Encontro Internacional Fórum Paulo Freire”, no Tuca (Teatro da Universidade Católica de São Paulo), a convite do Instituto Paulo Freire. No mesmo ano, a peça foi selecionada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) para uma temporada itinerante por cidades paulistas.

Sobre Paulo Freire – Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 1921, em Recife (PE). Desde muito cedo, enfrentou uma difícil situação financeira. Formou-se em direito, mas abraçou a profissão do magistério. Em 1963, em Angicos (RN), participou de programa para alfabetização de jovens e adultos criando os Círculos de Cultura – que, em um mês, introduziram ao mundo das letras 300 pessoas. Sua atuação no nordeste brasileiro e suas ideias pedagógicas geraram um convite do então Presidente da República, João Goulart, para que coordenasse um Plano Nacional de Alfabetização. O projeto foi interrompido pelo golpe militar de 1964, que levou Freire à prisão e, depois, ao exílio. Fora do Brasil, Paulo Freire continuou lecionando e escreveu, em 1968, seu livro “Pedagogia do Oprimido”. Beneficiado pelo processo de Anistia, voltou ao país em 1980. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, em formação, e entre 1989 e 1991 foi secretário municipal de Educação de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina. Neste período, implantou o Mova – Movimento de Alfabetização de Adultos, que serviu de modelo a muitas outras cidades. Morreu em 1997, aos 75 anos, deixando cinco filhos e obras traduzidas para mais de 20 idiomas.

Projeto Antígona, da Cia. Stromboli e Teatro Cru
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação da Sala Carlos Miranda/ 2013. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Espetáculo: “Sobre sonhos e esperança”
Dia 20 de julho | Sábado, às 20h

Direção:Luciana Saul | Dramaturgia: Luciana Saul e Thomas Holesgrove | Elenco: Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas, Luciana Saul e Thomas Holesgrove
Recomendação etária: 14 anos | Duração: 75min
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *