“Antígona”, próxima montagem da Cia Stromboli e do Teatro Cru, gera encontros na Funarte SP

Projeto "Antígona - repercussão social de uma trajetória artística". Divulgação

Duas mesas-redondas e dois workshops para a seleção de artistas terão sede, entre 29 de julho e 9 de agosto de 2013, no Complexo Cultural Funarte São Paulo. As atividades envolvem a composição de um novo espetáculo, Antígona, com estreia já marcada para novembro, na Sala Carlos Miranda do Complexo.

A iniciativa é do projeto Antígona – repercussão social de uma trajetória artística, selecionado por edital público da Funarte para ocupar a Sala Carlos Miranda, em 2013, com espetáculos e ações de estímulo à produção teatral. O novo trabalho irá incorporar pesquisas dos grupos responsáveis pela ocupação – a Cia Stromboli e o Teatro Cru – e terá direção de João Grembecki.

Reflexão
Nas segunda e terça-feiras, dias 29 e 30 de julho, o ator e pesquisador Alexandre Saul coordena duas mesas de debates que trarão à Funarte personalidades das artes cênicas e do pensamento contemporâneo. Dia 29, a conversa é com Francisco Medeiros, Branca Jurema Ponce, Aimar Labaki e Melissa Vettore. Já no dia 30, os convidados são José Rubens Siqueira, Helena Katz, Bete Dorgam e Alexandre Nicolau.

Sob a proposta de constituírem “uma roda de provocações” e um “momento de escuta”, os dois encontros têm como mote uma frase de Frei Betto: “É mudando o mundo que a gente se transforma”. A ideia é dividir experiências, ouvir sobre o processo já vivido na ocupação da Funarte e refletir sobre a composição do novo espetáculo, “Antígona”.

Seleção
Profissionais com DRT que queiram participar do processo seletivo para participar da montagem Antígona podem se inscrever por e-mail (veja abaixo). A Cia Stromboli e o Teatro Cru vão escolher, com dois workshops simultâneos e complementares, quatro atores, quatro manipuladores de bonecos e dois stand-ins para este novo espetáculo. Cada grupo terá até dez integrantes, sob a supervisão de José Rubens Siqueira.

O primeiro workshop abrange treinamento e exposição da pesquisa do Teatro Coral, com os componentes do Teatro Cru; o segundo, direcionado a manipuladores e artistas do teatro de animação, envolve manipulação e confecção de bonecos, sob o comando da Cia. Stromboli.

O projeto Antígona propõe apresentar, até dezembro, espetáculos voltados a um amplo leque de faixas etárias e oferecer, paralelamente, debates, atividades práticas e aulas abertas sobre teatro, educação, cinema e cultura. Desta forma, o Antígona pretende não só estimular a formação de público para o teatro, mas “promover a reflexão sobre os processos de maturidade e desenvolvimento social por meio da arte e discutir a formação do indivíduo como cidadão responsável e socialmente consciente de seu lugar social”.

Projeto Antígona – repercussão social de uma trajetória artística
Contemplado por edital de ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte em 2013
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177l

Mesas-redondas
Dias 29 e 30 de julho | Segunda e terça, das 18h às 20h
Gratuitas

Mediador: Alexandre Saul
Convidados: Dia 29: Francisco Medeiros, Branca Jurema Ponce, Aimar Labaki, Melissa Vettore
Dia 30: José Rubens Siqueira, Helena Katz, Bete Dorgam, Alexandre Nicolau

Workshops de seleção para atores, manipuladores de bonecos e stand-ins
De 5 a 9 de agosto | De segunda a sexta, no período da tarde

Gratuitos
Inscrições: ocupacaoantigona@gmail.com. Enviar breve currículo e carta de intenção. Obrigatório ter DRT
Vagas: 20 (10 para cada workshop)
Carga horária: 4 horas diárias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *