‘Proibido Elefantes’ faz apresentações em São Paulo

Proibido Elefantes é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. O projeto da Cia. Gira Dança, de Natal, foi contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, e estará entre os dias  21 a 23 de agosto, no Centro Cultural São Paulo, no Semanas da Dança 2013, com entrada franca.

A montagem aborda o modo como percebemos a “realidade”, o diálogo que estabelecemos com esta – nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar; a construção do sentido transitando em via de mão dupla.

Neste trabalho, o olhar, enquanto apreensão subjetiva do mundo, é apontado como elemento potencializador do sujeito.

‘Proibir elefantes’ é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades.

‘Proibir elefantes’, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos, que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.

‘Proibir elefantes’, aqui, é apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.

Sobre a Companhia Gira Dança

Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea, formada por pessoas com e sem deficiência, que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

Sediada em Natal (RN), em 2005, foi fundada pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais. Sua estréia nacional foi na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sócio-cultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005. Desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.

Aliado ao trabalho corpóreo, a companhia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo, além de desenvolver ações sociais, como a realização de palestras e oficinas, em instituições de ensino e organizações corporativas.

A companhia coleciona prêmios, editais e indicações, tais como Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança 2012 (Circulação de Proibido Elefantes); Circulação Nordeste 2013 (Proibido Elefantes) – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; Prêmio Cultura Potiguar – Anderson Leão (Diretor Artístico) – Dança e Performance 2011; Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010; Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – 2006, 2007, 2009; Prêmio Caravana Funarte de Circulação em 2007; CAIXA Cultural de Ocupação de Espaço em 2007; entre outros.

Também já participou de festivais como o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013 – Proibido Elefantes – Coimbra/Portugal; VIVADANÇA Festival Internacional 2013 – Proibido Elefantes – Salvador/BA; Festival Panorama SESI de Dança 2012, São Paulo/SP; Festival Brasil Move Berlim – Alemanha 2011; I Encontro da Diversidade Cultural do MERCOSUL no Rio de Janeiro/RJ 2010; 6ª Mostra Brasileira de Dança do Recife/PE 2008; Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sócio-cultural – Rio de Janeiro/RJ 2005; além de outros.

Ficha Técnica:
Direção artística: Anderson Leão
Concepção, coreografia e direção: Clébio Oliveira
Assistente de direção: Anízia Marques
Produção executiva: Celso Filho
Design de luz: Ronaldo Costa
Operação de luz: Anderson Rodrigo
Fotografia e vídeo: Rodrigo Sena
Edição de vídeo: David Costa
Designer gráfico: Anderson Leão
Elenco:  Álvaro Dantas, Jânia Santos, Joselma Soares, Marconi Araújo, Rodrigo Minotti e Rozeane Oliveira.

Proibido Elefantes
De 21 a 23 de agosto
Quarta, quinta e sexta, 20h
Semanas da Dança 2013
Local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo (SP)

Grátis
*Senhas duas horas antes do espetáculo.