Lançamento do ‘Mapa da Dança do Rio de Janeiro’, no Teatro Cacilda Becker

Logo

O site Mapa da Dança do Rio de Janeiro será lançado na quinta-feira, dia 19 de setembro, quarta-feira, às 19h, no Teatro Cacilda Becker, no Largo do Machado – Rio de Janeiro. Além de documentar as diversas atividades relacionadas à dança na cidade, a plataforma está ligada a várias ações de difusão e democratização dessa linguagem artística. A iniciativa é desenvolvida pela Ecoar – Educando com Arte, em parceria com o Conexão Cacilda, proposta contemplada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker /2013. A ferramenta digital, que integra o programa educativo do projeto, poderá ser acessada no endereço: http://mapadadanca.coletivoecoar.org .

Na mesma data e local do lançamento do site haverá a palestra Dança e sua a cadeia produtiva, com Flavia Meireles e suas convidadas, Carla Strachmann e Diana de Rose. Este que será o primeiro evento de mapeamento da dança carioca da programação, será transmitido ao vivo, através do site.

O objetivo do projeto educativo é implantar o site de mapeamento, a partir da tecnologia de mapas do Google. O aplicativo indica, através de georreferenciamento, os locais relacionados à cadeia produtiva da dança na cidade do Rio de Janeiro. Além deste dispositivo, o site tem outros dois principais recursos: o primeiro é o OcupaDança, uma página dedicada ao projeto, associado ao mapeamento. A ideia é realizar vídeo-aulas, palestras, workshops, transmissão ao vivo de apresentações de dança, entre outras ações educativas. Isto será feito através de vídeo streaming, entre as instituições e artistas independentes georreferenciados no mapa e o público/internauta geral interessado em dança; a segunda ferramenta disponível no site é o RedeEmDança, uma rede social somente sobre a atividade, cuja meta é promover fóruns e a livre interação dos usuários.

Sobre as palestrantes

Flavia Meireles é artista, pesquisadora e professora, mestranda em Artes Visuais na EBA/UFRJ, estudou Economia (IE/UFRJ) e dança na Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, onde hoje leciona. Desenvolve projetos em Arte desde 1997. Escreve e publica artigos sobre dança. Atua como artista e pesquisadora, além de curadora de eventos. Alguns trabalhos seus: “Sem nome todos os usos” (Prêmio Funarte Klauss Vianna 2008) e “Trabalho para comer” (Fundo de Apoio à Dança 2011). Produziu os eventos “Uma noite com Yvonne Rainer e amigos” (2009), ABI PENSA A DANÇA (2011), Práticas do comum (2011) e Ciclo de Encontros: a Dança Carioca no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2012). Como pesquisadora em dança atualmente coordena o projeto “Temas de dança” (Fundo e Apoio à Dança 2011).

Carla Strachmann é formada em Pedagogia com especialização em Psicomotricidade.É credenciada como instrutora de movimento pelo Instituto Rio Abierto (Buenos Aires (Argentina) / Brasil). Entre 1989 e 2002, participou do Grupo Coringa (RJ), dirigido pela bailarina e coreógrafa Graciela Figueroa, como instrutora de movimento para crianças, educadores e gestantes. Desenvolveu uma metodologia de trabalho dirigida a educadores, intitulada O Corpo na Educação, introduzida em escolas e creches do Rio de Janeiro. Realizou diversos workshops para psicomotricistas, educadores e professores no Brasil, Uruguai e Itália. Desde 2000, coordena a ONG Ecoar Educando com Arte, realizando diversos projetos educativos e artísticos com jovens, crianças e educadores de comunidades nos municípios do Rio de Janeiro e Armação dos Búzios. Desde 2008, coordena ações de democratização cultural, acessibilidade e formação de plateia, mobilizando milhares de pessoas de localidades diversas, no RJ, tais como: Festival Panorama de Dança, Festival de Inverno da Região Serrana, SESC Rio Noites Cariocas, Festival Universitário de Cinema, Théâtre du Soleil (França) no Espaço SESC.Em 2012, entre outros. Foi diretora artística do projeto “ Dança de Todas as TribosTribos de Todas as Danças”, contemplado pela Funarte no edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2012. Foi novamente contemplada no mesmo edital, em sua edição 2013, com o projeto Conexão Cacilda, no qual atua como curadora e diretora de produção.

Diana de Rose é especialista em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Dança pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade. Atualmente, é diretora do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Entre 2011 e o início de 2013, atuou como Gerente de Dança da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, desenvolvendo ações e programas de fomento e estruturação à área na cidade. Foi Assessora da Coordenação de Dança da Funarte, entre 2007 e 2011, onde trabalhou na elaboração e execução de políticas públicas para o setor, em âmbito nacional. Atuou como produtora de artistas e companhias de dança, como Esther Weitzman Cia. de Dança, Gustavo Ciríaco, Cia. Étnica de Dança e Teatro e Cia. da Ideia, e em eventos como a 1ª Mostra Brasil: Juventude Transformando com Artes, o Festival Intercâmbio de Linguagens, o Festival Panorama de Dança e as cerimônias de abertura e encerramento dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Lançamento do Mapa da Dança do Rio de Janeiro
Palestra Dança e sua cadeia produtiva – com Flavia Meireles, Carla Strachmann e Diana de Rose

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: 21 2265-9933

Mais informações: http://mapadadanca.coletivoecoar.org .

Este evento faz parte do projeto Conexão Cacilda, contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker /2013