Visões Urbanas chega a Portugal

Depois de passar por Maceió (AL) em agosto último, a oitava edição do Visões Urbanas – festival internacional de dança em paisagens urbanas – chega a Portugal. Nos dias 26 e 28 de setembro e de 3 a 6 de outubro, o evento vai ampliar e criar novas redes ao conectar São Paulo com as cidades de Lisboa e Porto. Com apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura, o projeto foi contemplado no Edital de Demandas Espontâneas, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC).

A programação inclui oficinas, performances e espetáculos. Entre os destaques estão Sr. Calvino, contemplado no Edital Funarte Artes Cênicas nas Ruas, e Urucungo em Cenas Urbanas, contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012. Ambos serão apresentados na cidade do Porto.

Sobre o festival
Visões Urbanas é um encontro artístico que tem a dança como foco principal de sua programação. Criado em 2006, pelos artistas/pesquisadores Mirtes Calheiros e Ederson Lopes, o festival já contou com artistas de vários estados do Brasil e de diversos países: Portugal, Espanha, França, Argentina, Uruguai, Turquia, EUA, Cuba, Alemanha, Bélgica e Itália.

O evento integra a rede de festivais CQD – cidades que dançam, conectando São Paulo a diversas cidades: Lisboa, Barcelona, Valparaíso, Manchester, Genova, Rio de Janeiro, Zurich, Havana, Alegrete, entre outras.

PROGRAMAÇÃO

8º Visões Urbanas
Dias 26 e 28 de setembro e 3 a 6 de outubro de 2013
Portugal

–  LISBOA

Dias 26 e 28 de setembro de 2013
Ações em rede – parceria entre os festivais Visões Urbanas (São Paulo) e Mude em Movimento – Festival Design e Performance (Lisboa)

Dia 26 de setembro, às 18h
Olhar Urbano, com a Cia. Artesãos do Corpo
Rua Augusta, em frente ao MUDE

Dia 28 de setembro, às 16h
Olhar Urbano, com a Cia. Artesãos do Corpo
Rua Augusta, Terreiro do Paço

–  PORTO

Dia 3 de outubro (quinta-feira), das 14h30 às 17h30
Oficina:
Dança e Capoeira – processo criativo
O encontro será dividido em dois momentos. Primeiro: exercícios técnicos da Capoeira Angola, focados na execução dos movimentos, na musicalidade e no jogo (relação e percepção do espaço e do outro); segundo: exploração dos conceitos vivenciados na sala em espaço externo, permitindo ao participante comunicar-se com o ambiente a partir de elementos de arte que compõem a capoeira: dança, música, poesia.

Ficha técnica
Coordenação: Denis Angola e Jailton Correia
Local: Balleteatro
Endereço: Edifício AXA – Avenida dos Aliados, 211- 5º piso – Porto

Dia 4 de outubro (sexta-feira), das 14h30 às 17h30
Oficina:
Dança-Teatro
O objetivo desse encontro é compartilhar com os participantes o treinamento e o processo de criação da Cia. Artesãos do Corpo, através de práticas de percepção interna do corpo e criação em ato. O participante terá a oportunidade de vivenciar alguns aspectos da linguagem da companhia, como o “Slow Movement”, inspirado em técnicas orientais de percepção corporal.

Ficha técnica
Coordenação: Mirtes Calheiros
Local: Balleteatro
Endereço: Edifício AXA – Avenida dos Aliados, 211 5º piso – Porto

De 4 a 6 de outubro (sexta a domingo)
Performances e espetáculos

Dia 4, às 19h30

Local: Praça da Ribeira / Cais da Ribeira

OLHAR URBANO, com a Cia. Artesãos do Corpo

Dia 5, a partir das 17h
Local: Avenida dos Aliados
DESPACHO, com a Cia Ltda/ Jorge Schutze (Maceió/AL)
SOLO DE RUA
, com o …Avoa! núcleo artístico / Luciana Bortolletto (São Paulo – SP)
URUCUNGO EM CENAS URBANAS, com a Cia Projeto Urucungo (Maceió/AL)
SR. CALVINO
, com a Cia. Artesãos do Corpo (São Paulo/SP)

Dia 6, a partir das 11h30
Local: Praça das Cardosas
URUCUNGO EM CENAS URBANAS
, com a Cia Projeto Urucungo (Maceió/AL)
SOLO DE RUA, com o …Avoa! núcleo artístico / Luciana Bortolletto (São Paulo/ SP)
SR. CALVINO, com a Cia. Artesãos do Corpo (São Paulo/SP)

Sobre os espetáculos

DESPACHO
Permitir que o ambiente estimule a dança e a dança estimule o ambiente, numa relação simples e clara, foi a motivação para a realização da performance de dança DESPACHO. Assim como o ambiente se estrutura a partir de um espaço que se ocupa de intenções, desejos e emoções em constante fluxo, o corpo que dança nesse caso, se integra com suas próprias ambições, características e emoções no ambiente e com ele procura interagir.

Ficha técnica
Performance e concepção: Jorge Schutze
Duração: 30 minutos

URUCUNGO EM CENAS URBANAS
A proposta é permitir uma apropriação pelo corpo das informações da capoeira e, com isso, permitir que o corpo dance.

Ficha técnica
Coordenação: Denis Angola

Performers: Jailton Oliveira, Denis Angola e Joelma Ferreira

Duração: 30 minutos
Espetáculo contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2012

SOLO DE RUA
O desafio é explorar a “coisificação”do ser humano, tendo como inspiração o manifesto “As embalagens”, do encenador e artista plástico polonês Tadeusz Kantor. O espetáculo procura abordar de forma crítica a banalização da miséria tomando como exemplo a pessoa em situação de rua e a relação do ser humano com sua morada primordial: o corpo. Integra o projeto “Cidade e Alma”, de investigação em dança para espaços públicos.

Ficha técnica
Concepção, criação e interpretação: Luciana Bortoletto
Ambientação Sonora: Mauricio Verderame
Figurino-cenográfico: … AVOA! Núcleo artístico
Fotos e vídeo: Gil Grossi
Produção: Penha Silva
Duração: 25 minutos


OLHAR URBANO
– Cia. Artesãos do Corpo
A dança está lá, mas não se vê, se pressente. Os corpos dos intérpretes se deslocam ora lentamente, ora estabelecendo novos diálogos com a arquitetura local. Revelam detalhes do espaço até então despercebidas associações inimaginadas.

Longe da segurança do palco o corpo cria uma coreografia onde o risco e o inesperado estão presentes, tornando cada apresentação uma construção inédita. As pessoas que assistem Olhar Urbano constroem junto conosco inúmeros significados, se identificam com os corpos dos intérpretes e recriam a cidade a cada novo olhar.  O espetáculo propõe uma nova poética para o espaço/tempo cosmopolita e se configura como um ponto de interrogação vivo, diante da desvalorização dos pequenos detalhes e depoimentos, perante a mercantilização do humano.

Ficha técnica
Direção: Mirtes Calheiros
Elenco: Ederson Lopes, Fany Froberville, Leandro Antonio, Margarita Hernandez, Mirtes Calheiros e Odete Machado
Duração: 25 a 30 minutos

SR. CALVINO – Cia. Artesãos do Corpo
O espetáculo tem como inspiração o universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, mais especificamente Marcovaldo e Palomar, cujos personagens de mesmo nome se detêm, cada um a seu modo, nos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades, que normalmente são ignorados pela maioria de seus habitantes, mas que traduzem e refletem o mundo contemporâneo e a existência humana. Com o telescópio ao contrário de Palomar e os sonhos mirabolantes de Marcovaldo, a Cia Artesãos do Corpo vê em meio às pessoas que passam pelas ruas cenas de sonhos, transformando a rua ou praça num caleidoscópio de cores e situações surreais.

Ficha técnica:
Direção: Mirtes Calheiros
Elenco: Ederson Lopes, Fany Froberville, Leandro Antonio, Margarita Hernandez, Mirtes Calheiros e Odete Machado.
Pesquisa Musical e sonoplastia: Marcelo Catelan
Duração: 25 minutos
Espetáculo contemplado no Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *