O espetáculo de dança Segundo estreia em Goiânia neste sábado, 5 de outubro, às 21h, no Teatro Sesi. Interpretada pelos bailarinos e coreógrafos Gabriel Côrtes e Tainara Carareto, a peça fala sobre a mulher contemporânea e foi construída a partir de um processo colaborativo e multidisciplinar, chamado Projeto(entre)linhas, que reuniu 13 universitários de duas universidades de Goiânia (GO). O projeto foi contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna 2012.
Herdeiros da Quasar Cia de Dança, os intérpretes-criadores Gabriel Côrtes e Tainara Carareto apresentam um novo tipo de criação e exploram uma temática permeada pela beleza e complexidade. Segundo fala sobre a mulher moderna, a mulher múltipla e seus diversos papéis, a mulher em uma sociedade que presta homenagens, mas que nem sempre a respeita, a mulher e suas diversas formas de existir e de sentir.
De acordo com Gabriel Côrtes, ao partir de uma proposta de criação coletiva, o espetáculo ganha a força necessária pra transcender a expressão mais óbvia (ou lógica) da mulher contemporânea, para transformá-la quase em um “patchwork”. “Ela não tem um nome, nem uma personalidade definida. O que fizemos foi tentar interpretar vários sentimentos dessa mulher atual, que ainda batalha por espaços em nossa sociedade”, diz Gabriel.
Criação coletiva – Segundo foi construído a partir do Projeto (entre)linhas, um processo colaborativo e multidisciplinar que reuniu 13 universitários de nove cursos (Audiovisual, Dança, Design Gráfico, Design de Moda, Música, Publicidade e Propaganda, Artes Cênicas, Direção de Arte e Psicologia) das universidades estadual e federal de Goiás. Com isso, os estudantes puderam viver a criação e produção de um espetáculo cênico profissional. Durante cinco meses, eles se reuniram com o intuito de explorar e construir quem ou o que é a mulher contemporânea abordada na obra. Além disto, a equipe multidisciplinar também criou e produziu os elementos que compõem a cena propriamente dita.
A trilha sonora conta com composições de dois estudantes de música, Gabriel Araújo e Luiz Gonçalves e colaboração de Rui Bordalo, universitário do curso de Direção de Arte. O figurino é de Amanda Marques, aluna de Design de Moda da UFG. O material de divulgação foi elaborado por Shay Reis, estudante de Design Gráfico. A parte audiovisual do espetáculo, que é permeado por projeções e interferências, foi elaborada e executada pelos estudantes de Audiovisual Kássia Oliveira e Paullo Fernando, com a colaboração da estudante de Psicologia Lucienne Almeida e de Rui Bordalo, do curso de Direção de Arte.
De acordo com Tainara Carareto, esta é a primeira vez que um grupo de estudantes é convidado a criar um espetáculo cênico profissional. Como bailarina e idealizadora deste trabalho, ela comenta: “O trabalho se tornou um projeto de extensão da UFG, e com isso ganhou ares de pesquisa acadêmica. Mas a troca de ideias e informações é o grande lance. É uma forma de eles se expressarem fora do meio acadêmico. Deixar a teoria e partir para a prática. Ter contato com pessoas de áreas diferentes. Outro propósito foi o de criar novas plateias para a dança. Parte desses estudantes nunca tinha assistido a um espetáculo de dança, e trazer gente nova para o meio garante que a cena goiana se torne perene. É um olhar globalizante sobre a produção artística regional.”
FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção Geral: Gabriel Côrtes e Tainara Carareto
Direção de Ensaio: Maria Fernanda Miranda
Preparação Corporal: Maria Fernanda Miranda e Tainara Carareto
Intérpretes-criadores: Gabriel Côrtes e Tainara Carareto
Cenário: Gabriel Côrtes
Texto: Lucienne Almeida
Atriz convidada: Natássia Garcia
Equipe (entre)linhas: Amanda Marques, Gabriel Araújo, Gabriel Côrtes, Kássia Oliveira, Lu Celestino,Lucienne Almeida, Luiz Gonçalves, Luíza Helena, Morena Mariah, Newton Armani, Paullo Fernando, Priscila Machado, Rafa Alves, Rejane Bonomi, Rui Bordalo, Shay Reis, Tainara Carareto, Vinícius Lage
SERVIÇO
Segundo
Espetáculo de dança contemporânea contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna 2012
Data: 5 e 6 de outubro de 2013, sábado e domingo
Horário: sábado, às 21h; domingo, às 20h
Local Teatro Sesi
Av. João Leite, nº 1013, Setor Santa Genoveva – ao lado do Clube Ferreira Pacheco
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia entrada)
Promoção: 50% de desconto sobre o valor da inteira, na compra antecipada do ingresso