Retratos Falantes é uma coletânea de monólogos escritos, em 1987, pelo autor inglês Alan Bennett, para a BBC de Londres. Com o sucesso do programa, os textos foram adaptados para o palco pelo próprio autor. O Grupo Tapa apresenta dois espetáculos, com dois monólogos cada, que traçam um retrato da solidão e da incomunicabilidade de uma classe média frustrada em seus desejos e inquietações. Os personagens retratados por Bennett são figuras anônimas, quase invisíveis, que podem morar na porta ao lado.
O espetáculo Retratos falantes – Elas, em cartaz às quartas-feiras, às 21h, apresenta os monólogos A sua grande chance, que conta a história de Lesley, uma atriz que sabe de todos os testes que acontecem na cidade, não perde uma noite de estreia e sempre participa das festas do meio artístico, esperando ser convidada para o papel mais importante da sua vida, e Uma cama entre lentilhas, que apresenta Susan, esposa de um reverendo anglicano, que vive entre cerimônias religiosas, quermesses beneficentes, corais vespertinos e arranjos florais, e refugia-se no álcool, mas encontra sua salvação no fundo de um armazém, entre sacos de lentilhas.
Já Retratos falantes – Eles, em cartaz às quintas-feiras, também às 21h, traz os monólogos Fritas no Açúcar, em que Brian Penido interpreta um homem solteiro que vive com a mãe esclerosada, e Brincando com Sanduíche, que traz o ator Zécarlos Machado no papel de um funcionário que, sob a capa de um pacato homem de família, oculta uma vida escabrosa.
Retratos falantes faz parte da programação do Grupo Tapa, vencedor em 2013 do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Fundado em 1979 no Rio de Janeiro, o Grupo Tapa propõe o diálogo não só com a cultura brasileira, mas também com a ideia de cultura como um valor distintivo da humanidade. O grupo leva, a plateias do Brasil e do exterior, peças de autores como Nelson Rodrigues, Arthur Azevedo, Oduvaldo Vianna Filho, Plínio Marcos, Jorge Andrade, William Shakespeare, August Strindberg, Luigi Pirandello e Tennessee Williams. Algumas destas encenações, entre outras de grupos parceiros, compõem a programação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet até 22 de dezembro.
Projeto Tapa no Arena – uma Ponte na História
Projeto contemplado pelo edital de ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet/2013
Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque. Tel (11) 3256-9463
Ingressos: R$ 20 (meia: R$ 10). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Espetáculo: Retratos falantes – Elas
De 9 a 30 de outubro | Quartas, às 21h
De Allan Bennett | Tradução de Clara Carvalho | Direção de Eduardo Tolentino de Araújo | Elenco: Clara Carvalho (Uma cama entre lentilhas) e Chris Couto (A Sua Grande Chance)
Recomendação etária: 14 anos. Duração: 70 minutos.
Espetáculo: Retratos falantes – Eles
De 10 a 31 de outubro | Quintas, às 21h
De Alan Bennett | Direção de Eduardo Tolentino de Araújo | Elenco: Brian Penido (Fritas no açúcar) e Zécarlos Machado (Brincando com sanduíche)
Recomendação etária: 14 anos. Duração: 70 minutos.