O espetáculo de dança Guia improvável para corpos mutantes – ações para infância e juventude, contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, faz duas apresentações nesta quinta-feira, 10 de outubro, na 5ª Mostra de Teatro Infantil de Porto Alegre (RS). A primeira sessão será fechada, somente para grupos de estudantes previamente agendados, e a segunda, aberta ao público, às 20h. A entrada é gratuita.
De acordo com os idealizadores da peça, o tema “corpo como condição de possibilidade de se reinventar” é bastante presente no universo infantil e importante ao grupo, artística e filosoficamente. Ela foi criada a partir da percepção da habilidade que as crianças têm em pensar o corpo reinventando-o, seja ao representá-lo em desenhos e esculturas seja no ato de brincar, facilmente mudando de identidade, de tamanho, de forma. Por isso, o espetáculo se utiliza de artifícios para assumir outros rostos, reconfigurar o corpo, mover-se diferentemente.
Sobre o grupo -A proposta de pesquisa de linguagens de dança para crianças teve início com a criação do espetáculo “Faz de conta que”, dirigido por Airton Tomazzoni para o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, em 2010/2011. A partir dessa montagem, um núcleo de artistas passou a se dedicar à investigação desse universo, buscando a possibilidade de ampliá-la e aprofundá-la. O grupo Canto, Cultura e Arte foi então criado em 2012, com três intérpretes oriundos do Grupo Experimental – Diego Esteves, Fernanda Boff e Kalisy Cabeda –, além do coreógrafo Airton Tomazzoni, a videomaker Karenina de Los Santos e o músico Gustavo Finkler, do Grupo Cuidado que mancha. Em 2013,o intérprete Douglas Jung juntou-se a esse núcleo.
Serviço
Guia improvável para corpos mutantes
Data: 10 de outubro
Horário: 15h (agendamento com escolas); 20h (aberto ao público)
Local: 5ª Mostra de Teatro Infantil de Porto Alegre
Av. Érico Veríssimo, 307 – Sala Álvaro Moreyra – Porto Alegre – RS
Entrada gratuita