Breno Ruiz, Socorro Lira e Bárbara Rodrix abrem temporada na Funarte SP

Breno Ruiz, Socorro Lira e Bárbara Rodrix no palco da Guiomar Novaes. Foto: Sérgio Ferreira

Neste sábado, 8 de março de 2014, Socorro Lira, Bárbara Rodrix e Breno Ruiz, duas compositoras e um compositor de destaque no universo da criação musical brasileira, abrem, juntos, temporada na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Vindos de gerações, origens e trajetórias diferentes, os três músicos prepararam, para o público da Funarte SP, shows com formato intimista: cada artista se acompanha ao próprio instrumento e recebe a participação dos outros dois. Os espetáculos acontecem sempre aos sábados, às 20h, até o final de março (veja, abaixo, a programação completa).

Breno Ruiz trará à Funarte parcerias com Paulo César Pinheiro que estarão em seu próximo no álbum, Cantilenas brasileiras. Ele apresentará, ainda, composições próprias como Viola de bem querer, também parceria com Paulo Cesar Pinheiro.

Bárbara Rodrix, por sua vez, cantará músicas de seu disco Ninguém me conhece, canções do pai, Zé Rodrix, e composições próprias como Venha, em parceria com Luiza Possi.

Já Socorro Lira traz as canções dos seus sete álbuns autorais, incluindo o mais recente: Amazônia – entre águas e desertos (lançamento 2014). Entre as canções que apresentará de sua autoria, está Poema didáctico (EP Os sertões do mundo), que tem como parceiro o escritor moçambicano Mia Couto.

Sobre Socorro Lira: Nascida em 1974, paraibana de Brejo do Cruz, a psicóloga, compositora e poetisa Socorro Lira possui seu legado autoral registrado em sete álbuns ao longo de sua carreira artística. Além da discografia autoral, lançou o disco Lua bonita, com a obra de Zé do Norte, e O samba do rei do baião, com canções raras de Luiz Gonzaga. Seu mais recente trabalho é Amazônia – entre águas e desertos, CD onde juntou canções próprias a de outros autores como Vital Faria, de quem regravou a Saga da Amazônia. Entre os prêmios recebidos, destacam-se o 23° Prêmio da Música Brasileira (melhor cantora categoria regional) e o Prêmio Europa 98 da “Associazione Senza Frontiere” por seu engajamento político e social no Brasil.

Sobre Bárbara Rodrix: Bárbara Rodrix, paulistana nascida em 1991, compõe e canta desde os 11 anos. Estudou violão popular com Camilo Carrara na Universidade Livre de Musica (atual EMESP). Tem parcerias com Luiza Possi, Bruna Caram, Alexandre Lemos e Zé Rodrix, seu pai. Fez shows no Tom Jazz, Ao Vivo, Villaggio Café, Crowne Plazza além participações em shows de parceiros, como Luiza Possi, Paulo Novaes, Pedro Alterio, Bruno Piazza. Em 2007 gravou seu primeiro disco, Ninguém me conhece, com produção musical de Zé Rodrix. Atualmente prepara seu novo trabalho que, junto a um repertório autoral, inclui canções de compositores da nova geração, como Paulo Novaes e Paulo Monarco, além de inéditas de seu pai.   

Sobre Breno Ruiz: Pianista e compositor paulista. Nascido em 1983 na cidade de Sorocaba, mudou-se imediatamente para a vizinha Itapetininga, onde conheceu seu ofício e vocação. Aos quatro anos já tocava piano, aos dez animava os bailes do clube local ao lado de um regional de choro e, a partir dos 15, já compunha com parceiros como Rafael e Rita Alterio, Cristina Saraiva, Sergio Natureza e Paulo Cesar Pinheiro, este, seu parceiro mais constante. Tem sido, desde então, gravado por parceiros e intérpretes como Tetê Espíndola, Renato Braz, Maogani, Celso Viáfora, Cristina Saraiva, Rafael Alterio, entre outros. Como pianista e arranjador, gravou com o grupo Garimpo e produziu os arranjos para o CD Terra brasileira, da compositora Cristina Saraiva. Atualmente, prepara o lançamento do disco Cantilenas brasileiras, resultado da parceria com Paulo Cesar Pinheiro e está gravando um novo trabalho autoral, em duo de piano e voz, com Renato Braz.

Temporada: Breno Ruiz, Barbara Rodrix e Socorro Lira
8 de março | Sábado, 20h

Breno Ruiz e participações de Barbara Rodrix e Socorro Lira
15 de março | Sábado, 20h
Barbara Rodrix e participações de Socorro Lira e Breno Ruiz
22 de março |Sábado, 20h
Socorro Lira e participações de Barbara Rodrix e Breno Ruiz
29 de março | Sábado, 20h
Breno Ruiz, Barbara Rodrix e Socorro Lira

Duração: Aproximadamente 1h | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$20 (meia: R$10). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa. Cartões não são aceitos.

Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos. Tel (11) 3662-5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *