Heloisa Cardoso realiza oficina gratuita na Funarte SP

Oficina de objetos cênicos começa dia 5 de abril. Foto: página de Heloisa Cardoso em www.unicamp.iar

Objetos cênicos que remontam à Antiguidade, as máscaras teatrais ganharam, nas últimas décadas, um papel importante como instrumento de aprendizagem e sensibilização do ator. Com foco nas características atuais destes artefatos, a professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Heloísa Cardoso, irá ministrar oficina gratuita no Complexo Cultural Funarte São Paulo a partir de 5 de abril de 2014 (sábado).

A Oficina de objetos cênicos – introdução ao universo da cenografia (máscaras de papel), organizada pela professora, integra o ciclo de capacitação e reciclagem do Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) da Funarte, e recebe inscrições pelo e-mail oficinasfunartesp@gmail.com. Esta atividade propõe uma investigação sobre as diferentes formas de máscara teatral e suas possibilidades, nos campos artístico e pedagógico. O objetivo dos encontros, segundo a oficineira Heloísa Carvalho, é contribuir para a sensibilização de atores, professores de artes e artistas, por meio de uma introdução às características de expressividade e de síntese da máscara teatral.

Sobre Heloisa Cardoso: a artista plástica Heloisa Cardoso Villaboim de Carvalho tem seu trabalho frequentemente direcionado ao teatro. Começou a atuar profissionalmente em 1973, confeccionando objetos e elaborando projetos tridimensionais. Fez cursos de máscaras com Donato Sartori (Itália), David Greaves (Inglaterra) e Aude Kater. Participou de workshops com mascareiros internacionais no evento Masks of transformation (Illinois – EUA) e no Tri Pusaka Foudation (Bali-Indonésia). Desde 1983 participa de montagens teatrais como aderecista, mascareira, cenógrafa e figurinista. É docente do Instituto de Artes da Unicamp desde 1986, onde ministra disciplinas nos cursos: Bacharelado em Interpretação Teatral, do Departamento de Artes Cênicas; Artes Plásticas e Midialogia. Alguns espetáculos em que trabalhou: BR3 ( máscaras ) – Direção Antonio Araújo ; Movimento armorial (máscaras) – Ballet Stagium – Direção Marika Gidali; Solitude (cenografia) – espetáculo adaptado sobre o conto de Matsukaze de Zeami por Alice K ; Pórtico das sombras (cenografia e figurinos) – Direção Benê Rodrigues; Eras (máscaras) – Direção de Márcio Aurélio; Cyrano de Bergerac (adereços) – Direção Flávio Rangel.

Oficina: Objetos cênicos – introdução ao universo da cenografia – máscaras de papel
Oficinas de Capacitação e Reciclagem do Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte (CTAC)
De 5 de abril a 3 de maio | Sábados, das 13h às 18h

Com: Heloísa Cardoso
Público-alvo: pessoas com idade superior a 15 anos
Vagas: 25
Gratuita

Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *