‘Bando’ se lança na relação corpo, imagem e cidade

Espetáculo 'bando', com o Grupo Vão, está na Sala Carlos Miranda. Foto: Luiza Folegatti

O Grupo Vão, coletivo paulista de dança contemporânea, realiza a partir de sábado, 22 de março de 2014, uma curta temporada de seu espetáculo bando. Serão apenas dois fins de semana de apresentações, a preços populares, na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (SP) em sua edição 2011-2012, bando parte de experiências e intervenções urbanas realizadas naquele município para se lançar na mistura e na convivência de diferentes linguagens – dança, video e fotografia -, ao investigar a relação corpo, imagem e espaço urbano. A pesquisa corporal desenvolvida pelos artistas do grupo para esta obra explora, segundo eles, a ideia de “um corpo múltiplo e coletivo, atravessado pelas experiências na cidade”. O trabalho foi criado em 2012 e teve sua estreia no MIS – Museu da Imagem e do Som – de Campinas. Circulou, também, pelo MAC – Museu de Arte Contemporânea – de Campinas, pelo Espaço Cultural Casa do Lago, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e pelo MIS de São Paulo. A cada espaço, bando propõe-se uma recriação em que “as particularidades do local, para além da sua arquitetura, interferem na ordem e vida dos acontecimentos coreográficos”.

A concepção audiovisual da peça é dos artistas Fernando Catto e Luiza Folegatti, que exibem a instalação de uma TV – videoarte – e projeções em video maping no espaço. A exposição fotográfica, assinada por João Priolli, registra cenas de movimento em diálogo com as paisagens urbanas.

Sobre o Grupo Vão: O coletivo é formado por Carolina Minozzi, Isis Andreatta, Julia Monteiro, Juliana Melhado e Patrícia Árabe, todas com formação em Dança na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conta, ainda, com a concepção audiovisual de Fernando Gregório e Luíza Folegatti, trilha sonora de Rafael Montorfano (que atualmente faz as trilhas dos espetáculos do diretor de teatro Zé Celso) e fotografia de João Priolli. Foi formado em 2009 durante a montagem do trabalho coreográfico Vão de Passagem, orientado por Holly Cavrell e Renato Ferracini, em um prédio abandonado de Campinas. Desde então, o grupo segue realizando sua pesquisa baseada na investigação de estados corporais, na relação entre corpo e espaços não convencionais e na aproximação artista e público na cena. Em sua trajetória foi contemplado pelos editais: Novos Coreógrafos, Novas Criações: Site Specific /2010 do Centro Cultural São Paulo, FICC-2010/2011 – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, PROAC Primeiras Obras 2012, Dança no MIS /2013 – São Paulo –SP.

Espetáculo: Bando
Dias 22, 23, 29 e 30 de março | Sábados, 21h; domingos, 20h

Criação: Grupo Vão | Atuação: Carolina Minozzi, Isis Andreatta, Julia Monteiro, Juliana Melhado e Patrícia Árabe | Concepção audiovisual: Fernando Catto e Luiza Folegatti | Trilha sonora: Rafael Montorfano | Fotografia: João Priolli | Espaço cênico: Grupo Vão | Iluminação: Cauê Golveia | Figurino: Grupo Vão e Manuela Romeiro | Arte gráfica: Manuela Romeiro | Produção executiva: Isis Andreatta e Juliana Melhado
Duração:45min | Recomendação etária: 16 anos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e não recebe pagamento em cartão – um ingresso por pessoa

Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *