Exposição ‘Bicho banco’, na Marquise da Funarte Brasília, é prorrogada até 23 de março

Em exposição na Marquise da Funarte Brasília, a mostra Bicho banco, que seria encerrada no dia 16, teve seu período de visitação prorrogado até o próximo domingo, dia 23 de março. Contemplada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise, a mostra do Grupo Fora pode ser visitada de segunda a domingo, das 9h às 21h, e a entrada é gratuita.

Bicho banco apresenta bancos em forma de insetos. Para a intervenção, Bruna Maresch, Camila Argenta, Gabriel Scapinelli e Nara Milioli criaram mobiliários lúdicos, feitos de madeira, que remetem à cigarra, ao bicho-pau, à mariposa, ao grilo e ao percevejo. As estruturas-bichos formam bancos-espreguiçadeiras que convidam o espectador a parar, sentar, se espreguiçar e até brincar. A referência aos insetos sugere a interação com o meio ambiente. Articulados, os “bichos banco” foram projetados para funcionar como elementos atrativos. Isto é, sua adaptação no espaço prioriza a criação de fluxos de passeios e encontros. Uma das propostas da obra é convidar o espectador a permanecer no espaço urbano, em áreas abertas e públicas, e usufruir delas. Ao final da intervenção, os “bichos” serão doados a algum espaço público.

Cigarra & Cia. é o título do catálogo da mostra Bicho-banco, com texto do crítico e curador independente FernandoBoppré. O lançamento será feito em Florianópolis e em Brasília. Em Florianópolis, a previsão é que ocorra no dia 10 de abril, na Praça João di Bernardi, local onde os três bichos (a mariposa, a cigarra e o percevejo) vão permanecer e se juntar ao bicho-pau, primeiro banco realizado pelo grupo. Na ocasião, o Grupo proporá um piquenique na praça, com chamadas da comunidade do entorno para apresentar os bancos e distribuir os catálogos.

Em Brasília, o lançamento deverá acontecer em maio (em data a ser divulgada) e será feito durante uma oficina do Grupo Fora, a convite da Escola da Natureza. Dois bichos (o grilo e o bicho-pau) foram doados para a Escola da Natureza, localizada no Parque da Cidade, em Brasília.  A Escola é referência em Educação Ambiental e mobiliza a comunidade escolar da Rede Pública de ensino por meio de atividades continuadas de Educação Ambiental e Humanitária.


Sobre o Grupo Fora
Desde 2010, em Florianópolis, o Grupo realiza estudos e mapeamento de terrenos baldios, acompanhados de ações, intervenções e reflexões. Com uma atuação marcada pelos cruzamentos entre arte, arquitetura, marcenaria e design, o coletivo aposta na apropriação experimental e efêmera de espaços públicos e terrenos vagos, sem cercas ou muros, por meio de dispositivos como mobiliários, canteiros de plantas daninhas, pipas, cartazes, e ainda através da produção de eventos, piqueniques e festivais. Em cada local, os artistas realizam as ações de acordo com as características e o contexto do espaço a ser utilizado. A convivência nos terrenos possibilita o contato e a troca de experiências com a população e conduz a outros processos de interação coletiva.

SERVIÇO

Exposição Bicho banco, do grupo Fora (SC)
Projeto contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília

Até 23 de março de 2014(domingo)

Visitação: de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h
Local
: Complexo Cultural Funarte Brasília –  Marquise
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), tel.: (61) 3322-2076/ 3322-2029
Entrada gratuita
Informações:
atosvisuais@funarte.gov.br/www.funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *