Duas oficinas de dança em Fortaleza, de 31 de março a 5 de abril

De 31 de março a 5 de abril, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Vila das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, realiza duas oficinas: Danças Negras Contemporâneas e Estudo do corpo com abordagem cinesiológica aplicada à dança. Ambas fazem parte do programa Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte 2014. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de março (quinta-feira)

Oficina “Danças Negras Contemporâneas– Destinada a bailarinos, dançarinos, músicos, artistas visuais, atores, dramaturgos e interessados no tema, a oficina será ministrada pelo bailarino e coreógrafo Rui Moreira, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e sábado, das 9h às 14h. O objetivo é proporcionar aos participantes experiências nas técnicas de danças negras contemporâneas acadêmicas, danças étnicas, danças urbanas e elementos de danças patrimoniais.

Inscrições – Os interessados em participar devem preencher ficha de inscrição no site viladasartes.fortaleza.ce.gov.br e comparecer à secretaria da Vila das Artes, dentro do período de inscrição, no período das 9h às 20h, para entrega de currículo e fotocópia de um documento de identificação com foto. Os candidatos que já possuem documentação na Vila das Artes, por ocasião de inscrição em outras ações da dança, estão dispensados da entrega, mas devem enviar e-mail para escoladedancadefortaleza@gmail.com, informando antecipadamente a situação à coordenação da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

Sobre Rui Moreira
Bailarino, coreógrafo e investigador de culturas, Rui Moreira participou do Grupo Corpo (MG) e das companhias Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo, Cia Azanie (França), SeráQuê? (MG), e Rui Moreira Cia. de Danças (MG). Atualmente, dedica-se a desenvolver criações coreográficas a partir de pesquisas e fusões entre linguagens cênicas, além de promover interações com as matrizes da cultura brasileira e das culturas de origem africana.
A formação artística de Rui Moreira mescla danças acadêmicas, a clássica e a moderna, com experiências em várias manifestações populares patrimoniais. Dança com elencos ou grupos e assina a direção de movimento e coreografias em companhias de dança e de teatro. No decorrer de sua trajetória, coordenou trabalhos em importantes coletivos brasileiros.

Baixe aqui a ficha de inscrição

Oficina “Estudo do corpo com abordagem cinesiológica aplicada à dança” – Voltada para bailarinos, professores de dança, performers e profissionais de áreas afins, a oficina será ministrada por Márcia Santiago, de segunda a sexta, das 10h30 às 13h30,e sábado das 9h às 14h. O objetivo é promover estudos práticos e teóricos explorando aspectos específicos cinesiológicos do controle de centro-core (centro de força do corpo) aplicados nas práticas de ensino e no desempenho técnico-artístico do corpo que dança. A Cinesiologia ocupa-se do estudo dos movimentos do corpo.

A oficina também visa promover o reconhecimento e a aplicação de conhecimentos anátomo–funcionais do aparelho locomotor com o intuito de propiciar a interpretação e expressão da linguagem corporal; promover a utilização do ato respiratório como recurso para facilitar e desafiar a estabilização do tronco e dissociação dos membros inferiores e superiores na execução do movimento e alinhamento postural; e promover a observação, análise e percepção da relação entre mobilidade e estabilidade articular para prevenir lesões e otimizar a postura dinâmica e estática no movimento global e parcial.

Inscrições – Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição eletrônica, clicando aqui e comparecer à secretaria da Vila das Artes, dentro do período de inscrição, das 9h às 20 horas, para entrega de currículo e fotocópia de um documento de identificação com foto. Os candidatos que já possuem documentação na Vila das Artes, por ocasião de inscrição em outras ações da dança, estão dispensados da entrega, mas devem enviar e-mail para escoladedancadefortaleza@gmail.com, informando antecipadamente a situação à coordenação da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

Sobre Marcia Santiago – Pós-graduada em Dança/Coreografia Universidade Federal da Bahia UFBA (1990) e Licenciada em Dança Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1989), atuou como Docente da Escola de Dança – Departamento de Técnicas e Práticas Corporais da UFBA, lecionando o módulo Estudo do Corpo I e II, com ênfase em Cinesiologia, e Laboratório de Condicionamento Corporal I e II, a disciplina Abordagens Cinesiológicas do Corpo que Dança, Expressão Corporal e Prática Dança (2011-2013). É docente concursada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia do Curso de Educação Profissional Nível Médio em Arte/Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia das disciplinas Cinesiologia Aplicada à Dança I, II e III (1990-2003) e Cinesiologia Aplicada I e II (2005 a 2014) Condicionamento Físico I,II e III. (1993-2000) e Dança Moderna (1996).

Baixe aqui a ficha de inscrição
__________________

SERVIÇO
Oficina Danças Negras Contemporâneas
Com Rui Moreira

Data: De 31 de março a 5 de abril
Horários: segunda a sexta, das 18h às 22h, e sábado, das 9h às 14h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1.221 – Centro – Fortaleza
Inscrições: até 27 de março de 2014
Público-alvo: Bailarinos, dançarinos, músicos, artistas visuais, atores, dramaturgos e todos os interessados no tema proposto
Mais informações: (85) 3105.1402 ou pelo e-mail: escoladedancadefortaleza@gmail.com

Oficina Estudo do Corpo com abordagem Cinesiológica Aplicada à Dança
Com Marcia Santiago

Data: De 31 de março a 5 de abril
Horários: de segunda a sexta, das 10h30 às 13h30, sábado das 9h às 14h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1.221 – Centro – Fortaleza
Inscrições: até 27 de março de 2014
Público-alvo: bailarinos, professores de dança, performers e profissionais de áreas afins
Mais informações: (85) 3105.1402 ou pelo e-mail: escoladedancadefortaleza@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *