A abertura oficial da 8ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional será no dia 11 de abril, na Bahia, com a Cia. Fusion de Danças Urbanas. No dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança, instituído pela Unesco, em 1982, por ser a data de nascimento do mestre francês do balé, Jean-Georges Noverre (1727-1810).
O VIVADANÇA segue até o dia 4 de maio, trazendo espetáculos de dança, mostras, mesas-redondas, oficinas, residências artísticas, premiações, entre outras atividades de formação de plateia, intercâmbio e economia da Dança, que ocupam dez importantes teatros brasileiros.
Dirigido por Cristina Castro, o VIVADANÇA Festival Internacional recebe artistas da Alemanha, Bélgica, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Polônia, Portugal e Israel, que aportam em palcos da Bahia, de Belo Horizonte (pelo terceiro ano consecutivo) e de Vitória, no Espírito Santo.
Dentre os nomes célebres dessa nobre linguagem universal, estão o bailarino e coreógrafo português Paulo Ribeiro, artista com mais de 30 anos de carreira; a Cie.Toula Limnaios, da Alemanha, com o espetáculo Anderland; a dramaturga, crítica e curadora polonesa Joanna Leśnierowska e o bailarino e coreógrafo Janusz Orlik com Insigth; a mostra do Festival Internationale Solo-Tanz-Theater, que premia anualmente obras autorais de intérpretes de diferentes nacionalidades; Appels,appels,appels, de Gilles Noël; o solo THE M.O.X.X. PILL, de Anneke Ghysen, ambos da Bélgica. Da França vem Open mic. Suffocation, de Joachim Maudet; From the waltz to the mambo (Da valsa ao mambo), da Hungria, com Milán Újvári; CAOS, da espanhola Sonia Rodríguez; Teresa Alves da Silva, de Portugal, no solo Lake. Além do espetáculo Éterea, da companhia costarriquenha Los INnato.
Do Brasil, são destaques a Quasar Cia de Dança (GO), que comemora 25 anos apresentando o espetáculo No singular, assinado por Henrique Rodovalho; e a Focus Cia. de Dança (RJ) com As canções que você dançou pra mim, no qual quatro casais são embalados por um pot-pourri com 72 canções de Roberto Carlos, como Detalhes, Outra vez, Desabafo, O calhambeque, entre outros clássicos.
O VIVADANÇA Festival Internacional estreia em 2014 a Mostra Baiana de Dança Contemporânea, que contempla trabalhos de sete criadores da cena local; e o projeto de Residência Artística, ministrado este ano pelo bailarino e coreógrafo israelense Idan Cohen, ambas as ações são integrantes do Prêmio VIVADANÇA. Destacando ainda o edital da concorrida Mostra Casa Aberta e da Batalha de Break – Evolução Hip Hop, com público cativo a cada edição.
Entre os dias 12 e 28 de abril serão realizadas 11 oficinas, visando integrar estudantes e profissionais em palestras técnicas. Ao possibilitarem a experiência de diferentes linguagens e culturas, as aulas discutem a arte em geral, com destaque para a dança em diferentes contextos e temas que integram o projeto.
O VIVADANÇA Festival Internacional foi contemplado com o Edital Funarte para Realização de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais 2013. A realização é da Baobá Produções, Teatro Vila Velha e Governo Federal.
Para saber a programação do VIVADANÇA Festival Internacional, acesse: www.festivalvivadanca.com.br
VIVADANÇA FESTIVAL INTERNACIONAL 2014 – 8ª EDIÇÃO
Projeto contemplado com o Edital Funarte para Realização de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais 2013