Oficina ‘Cenário & Figurino’:divulgada lista de selecionados

O Centro Técnico de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes (CTAC) divulgou nesta quarta-feira, 16 de abril, a lista de selecionados que vão participar da oficina Cenário & Figurino: o processo criativo nas artes cênicas, entre os dias 24 e 30 de abril. As aulas serão ministradas pela cenógrafa, figurinista e professora Daniele Geammal e ocorrerão no CTAC, na Rua do Lavradio, 54, Centro do Rio (RJ). Com duração de 20 horas, o curso visa oferecer ferramentas para o desenvolvimento do processo criativo e a elaboração de conceitos para a produção visual nas Artes Cênicas. Serão concedidos certificados para aqueles que obtiverem frequência mínima de 80%.

Sobre Daniele Geammal
Cenógrafa, figurinista e professora da Escola de Teatro Martins Pena, trabalhou com diretores como Miguel Vellinho, Jô Bilac, Vinicius Arneiro, Christina Streva, Zeca Ligiero, Carolina Virgüez, Miwa Yanagizawa, Eduardo Vaccari e outros. Ganhou o prêmio Zilka Sallaberry em 2008 e em 2011, e teve o figurino de A chegada de Lampião no Inferno, da Pequod Cia de Teatro, selecionado para a Quadrienal de Praga. Seus trabalhos mais recentes foram: Pequenas Tragédias, dirigido por Fabiano de Fritas; Vestido de Noiva, por Renato Carrera; Peh Quo Deux, da Pequod Cia de Teatro; Um dia qualquer, texto de Julia Espadaccini com direção de Alexandre Mello e Ana, ensaio sobre O Tempo e o Vento, de Marcelo Aquino.

Sobre o CTAC
O Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte realiza oficinas nas mais diversas áreas do conjunto estrutural das artes cênicas. Dentre as áreas técnicas abrangidas estão incluídas: iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia. O programa de capacitação é realizado nas cinco regiões do país. No processo de capacitação, instrutores de grande renome no cenário das artes cênicas nacionais repassam seus conhecimentos teóricos e práticos, promovendo assim a qualificação dos participantes, contribuindo para a reciclagem de conhecimentos e para o despertar de vocações.

A valorização dos profissionais do chamado backstage, além de contribuir para o resgate e o desenvolvimento específico da área, contribui para o intercâmbio técnico de informações através da troca de experiências e relatos. Assim, no desenrolar desta metodologia, ao mesmo tempo em que colaboramos para a descentralização de conhecimentos no campo das artes cênicas, cooperamos na ampliação do raio de alcance das ações da Fundação Nacional de Artes, através da disseminação de saberes.

Acesse aqui a lista de selecionados

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *