Em Juazeiro do Norte, no Ceará, a oficina Dança Contemporânea – percussão e movimento consciente através da dança será realizada, entre os dias 25 e 29 de abril. A atividade acontece durante a VI Semana D da Dança Cariri e o II Seminário de Dança, que movimentam a região promovendo o intercâmbio de artistas e professores de dança de todo o país com artistas locais. Já a oficina Dança de Rua começa no dia 30 de abril e vai até 4 de maio na capital do Acre, Rio Branco.
Oficina Dança Contemporânea
A oficina terá 30 horas de duração e será ministrada por Sueli Guerra. São oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail associacaodancacariri@gmail.com. As aulas serão das 8h às 13h na sede da Associação de Dança do Cariri (ADC), no Bairro de São Miguel, em Juazeiro do Norte. O curso tem como público-alvo estudantes e profissionais de dança, além de artistas da área das artes cênicas.
Na oficina, música e dança – duas linguagens que têm uma relação aparentemente preestabelecida – interagem em harmonia, transformando a pluralidade sonora em expressivos movimentos corporais. A união dessas linguagens desperta questões como a sensibilidade do corpo que dialoga com a sonoridade. Nas aulas, as expressões artísticas são unidas em um processo de experimentação constante e de criação coletiva multiartística.
Sobre a ministrante
Profissional com vasta experiência artística e acadêmica, Sueli Guerra é formada pelo Ballet Dalal Achcar, especialista no método Royal pela Washington School of Ballet, e graduada em Dança pela UniverCidade (RJ). Foi bailarina de companhias como a Renato Vieira Cia de Dança, Laso Cia de Dança, Cia Aérea de Dança, Ballet do Terceiro Mundo, Lourdes Bastos Cia de Dança, entre outras. Coreografou diversos filmes, como ‘Madame Satã’ e ‘Chatô’, e programas de TV, como ‘Aquarela do Brasil’, além de participar como atriz e bailarina em muitos outros, como ‘Chiquinha Gonzaga’ e ‘Hilda Furacão’. É integrante da Cia de Teatro Aberto, onde dirigiu ‘O crime do professor de matemática’ e ‘A Guerra Conjugal’ juntamente com Leonardo Netto.
Sueli é uma das mais requisitadas diretoras de movimento em teatro, tendo em seu histórico musicais como ‘Tim Maia – Vale Tudo’, ‘Oui oui, a França é aqui’, ‘Era no tempo do Rei’, todos com direção de João Fonseca; e também ‘Os Saltimbancos’, direção de Cacá Mourthé; e ‘Raimunda, Raimunda’, com Regina Duarte; ‘Vênus em Visom’, com direção de Hector Babenco e muitos outros.
Oficina Dança de Rua
A oficina é direcionada a pessoas a partir dos 15 anos, iniciantes em dança, e terá a duração de 20 horas. O curso será ministrado por Ananias Break. As aulas serão realizadas, das 18h às 22h, na Sociedade Recreativa Tentamen, em Rio Branco (AC). São oferecidas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas nos seguintes endereços eletrônicos: http://festivaldoteatrobrasileiro.com.br/?page_id=780 e pelo blog ‘Usina de Olhares’ http://usinadeolhares.wordpress.com/
O objetivo é trabalhar teorias e técnicas da Dança de Rua, com influência da dança contemporânea, capoeira e técnica de Laban. A oficina é dividida em duas etapas. A primeira é baseada na teoria e técnicas de Dança de Rua. A segunda etapa é voltada à prática, com exercícios (break, popping, contemporâneo, célula coreográfica) explorando a relação da dança com as diversas áreas do conhecimento.
Sobre o ministrante
Luis Augusto França de Santana, mais conhecido como Ananias Break, atua como arte-educador, coreógrafo e dançarino. Formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e dançarino desde 1995, fez parte do primeiro grupo de break de Salvador, Os primitivos do Rap.
Idealizador das primeiras batalhas de Break na capital baiana, atualmente integra o Colegiado Setorial de Dança da Bahia, colaborando com a produção cultural e a direção artística e é também membro do grupo Independente de Rua. Militante e articulador do movimento hip hop baiano, compõe a Rede Aiyê Hip Hop, União Nordestina de B.boys, Blackitude Vozes Negras da Bahia e o Hip Hop com Compromisso. Coordena as batalhas de Break, Independente de Rua, LBBB e Evolução Hip Hop no Festival Internacional Viva Dança. No ano 2012, foi contemplado com o projeto Liga baiana de B.Boys e B.Girls, pelo Setorial de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Em 2013, apresentou, na Copa das Confederações, a coreografia ‘Das ruas para as ruas’, vencedora do Edital Quarta que Dança 2012.
Serviço:
Oficina ‘Dança Contemporânea – percussão e movimento consciente através da dança’
Oficineiro: Sueli Guerra
Dias: 25 a 29 de abril
Carga Horária : 30 horas / das 8h às 13h
Cidade: Juazeiro do Norte – CE
Endereço de realização da oficina: Sede da Associação de Dança do Cariri (ADC) – Rua Conceição, 1391 / Bairro São Miguel
Inscrição: associacaodancacariri@gmail.com / 30 vagas
Oficina ‘Dança de Rua’
Oficineiro: Luiz Augusto – Nome artístico: Ananias Break
Dias: 30 de abril a 04 de maio de 2014
Carga Horária : 20 horas / das 18h às 22h
Cidade: Rio Branco – AC
Endereço de realização da oficina: Sociedade Recreativa Tentamen
Inscrição: 25 vagas – (http://festivaldoteatrobrasileiro.com.br/?page_id=780) e pelo blog Usina de Olhares (http://usinadeolhares.wordpress.com/)