Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, o espetáculo Anã Marrom estreia, na Funarte MG, no dia 02 de maio. A peça conta a história de Estela, uma jovem mãe solteira e seu filho, Miguel. Inspirado no texto homônimo de Marcos Coletta, marca a estreia de Ethel Braga e JM Emediato como diretores, e a colaboração artística de Karina Collaço, Marcelo Castro e Luísa Bahia.
O texto foi lido durante a 2ª edição do Janela de Dramaturgia, importante iniciativa de fomento e reflexão sobre a produção dramatúrgica em Belo Horizonte. Com humor, Coletta apresenta Estela, uma jovem mãe solteira que revive suas memórias enquanto testemunha o crescimento de seu filho, Miguel.
“Uma atriz interpreta Estela. Um ator interpreta todo o resto em torno dela”, provocados pela primeira frase do texto de Marcos Coletta, Ethel Braga e JM Emediato buscaram traduzir para a cena a premissa de que a atriz assumiria a personagem principal e o ator, tudo que a envolve – pessoas, momentos, objetos.
No jogo cênico, as situações são construídas diante do público, revelando os mecanismos ficcionais do teatro. Em cena, Ethel e João Marcelo operam entre as ambiguidades do depoimento biográfico e a construção de ficções. Em “Anã Marrom”, memórias e projeções de futuro se embaralham, construindo a experiência do momento presente – partilhado entre espectadores e artistas. O Cosmos e a Astronomia, metáforas centrais do texto, tornam-se pano de fundo para o drama das personagens.
SINOPSE
Uma atriz interpreta Estela, uma jovem que deixou as pitangueiras do quintal para descobrir a cidade, mas que, de repente, descobre-se grávida. Um ator interpreta todo o resto em torno dela. Enquanto isso, centenas de bilhões de estrelas surgem e morrem dentro de centenas de bilhões de galáxias que se expandem no universo.
FICHA TÉCNICA
Direção e atuação: Ethel Braga e JM Emediato
Dramaturgia: Marcos Coletta
Colaboração criativa: Luisa Bahia e Marcelo Castro
Treinamento em dança contemporânea: Karina Collaço
Iluminação: Marina Arthuzzi
Trilha sonora: Barulhista
Cenário: Gabriel Castro
Confecção de cenário: Coletivo Figurados
Figurino: Lira Ribas
Fotografia: Gabriel Castro
Vídeos: Augusto Barros e Rita Pestana
Coordenação de produção: Vinícius Santos
Produção: Polyana Horta
Projeto Gráfico: JM Emediato
SERVIÇO
Data: 02 a 11 de maio
Horário: Quinta a sábado às 19h e domingo às 18h
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte, MG.
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia
Ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.