Treinamento para o Ator é Tema de Oficina na Funarte MG

Atuação Segundo o Método de Ações Físicas com Fernando Mencarelli

“Atuação Segundo o Método das Ações Físicas a partir de Abordagens Contemporâneas” é nome da oficina que o professor Fernando Mencarelli ministra na Funarte MG, entre os dias 06 e 10 de maio, das 14h30 às 18h30.

Voltado para atores e estudantes de teatro, o mini curso tem por objetivo aplicar em exercícios de criação princípios de atuação segundo o método das ações físicas. “A chamada linha orgânica de atuação tem ganhado novas formas nas sucessivas ondas de renovação da cena teatral. Nosso objetivo é estudar praticamente alguns de seus princípios expressos pelos criadores que trabalharam com o método das ações físicas. Para isso, abordaremos as técnicas psicofísicas, a relação entre organicidade e precisão e o trabalho sobre o exercício cênico”, explica Mencarelli.

As inscrições gratuitas devem ser feitas até o dia 30 de abril, enviando nome completo, telefone para contato e breve currículo para oficinas.funarte@gmail.com. Serão ofertadas 15 vagas. Para efeito de seleção, serão considerados os currículos dos candidatos e sua experiência prévia na área. É necessário apresentar no primeiro dia de aula uma cena de 3 minutos composta por uma linha de ações.

Sobre o ministrante

Fernando Mencarelli é professor titular da UFMG, pesquisador CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ 1D) e diretor teatral. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura, com trabalhos sobre a história do teatro brasileiro. Pós-Doutorado em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III, França. Professor na graduação em Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e na pós-graduação em Artes (mestrado e Doutorado) da Escola de Belas-Artes da UFMG.

Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Artes (2013-2016). Membro do Comitê de Assessoramento da CAPES na área de Artes – Comissão de área Qualis Eventos/Artes. Membro da Comissão CAPES – APCNs Mestrado Acadêmico e Doutorados da Área de Artes/ Música (2013). Membro do Comitê de Internacionalização da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG de 2009 a 2010. Foi Presidente da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas) de 2006 a 2008.

Integrou as equipes de criação do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFMG e da Linha de Pesquisa em Artes Cênicas do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte de 2004 a 2008 e da Comissão de Especialistas do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Consultor pedagógico do Centro Cultural Galpão Cine-Horto, do Grupo de Teatro Galpão. Tem 27 anos de atuação artística, como diretor, ator, dramaturgo, consultor artístico, curador, produtor.

Atua como orientador de TCC Licenciatura, PIBIC e PROBIC na área do Ensino de arte. Tem 30 publicações (entre livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos completos publicados em anais de evento) na área de Artes. Membro do corpo editorial de 12 periódicos acadêmicos especializados na área de Artes/Teatro. É avaliador da área de Arte cadastrado no MEC. Atualmente é membro da equipe de pesquisadores da Maison des Sciences de L´Homme Paris Nord (Paris/França), pesquisador associado do Groupe de Recherche Théâtralité, Performativité et Effets de Presénce, da Université du Québec à Montréal (Canadá). É consultor do Projeto Comédia Musical (1864-1910) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa. Diretor artístico associado do Centro Internacional de Teatro Ecum (SP). É membro da equipe de organização da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Serviço

Oficina Atuação Segundo o Método das Ações Físicas a partir de Abordagens Contemporâneas

De 06 a 10 de maio
Das 14h30 às 18h30
Inscrições gratuitas: até 30 de abril, pelo email: oficinas.funarte@gmail.com
Nome completo, telefone para contato e breve currículo
Informações: (31) 3213.3084

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – BH/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *