Maricá recebe o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do estado do Rio de Janeiro

Foi inaugurado na última sexta-feira (16), às 16h, no bairro Mumbuca, em Maricá, no Rio de Janeiro, o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do estado. O espaço possui 3.000 m²  e conta com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra de esportes, pista de skate, equipamentos para práticas de atividades físicas, playground e, ainda, pista de caminhada. O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. O programa é fruto de uma parceria do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

Durante a inauguração do CEU de Maricá, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, se mostrou encantada com a concretização do projeto. “O CEU é uma alternativa cultural para pessoas de todas as idades que vão ter oportunidade de ter acesso à cultura, literatura, dança, cinema e teatro”. Segundo a ministra, ao todo serão inaugurados 340 CEUs em todo o país. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, elogiou a atuação da ministra à frente do MinC e enfatizou a satisfação do município por estar recebendo o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do estado do Rio de Janeiro. “O CEU é uma maravilha! É um local que integra cultura, esporte e lazer”, afirmou o prefeito.

Além da ministra da Cultura, Marta Suplicy; do presidente da Funarte, Guti Fraga; e do prefeito de Maricá, compareceram ao evento o deputado federal Edson Santos; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Murta Velloso; o chefe da Assessoria Parlamentar do MinC, Pedro Henrique Di Martino e o presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, Fabiano Horta. A Fundação Nacional de Artes – Funarte também foi representada pelo diretor executivo da instituição, Reinaldo Verissimo; o chefe da Procuradoria Jurídica da instituição, Miguel Lobato; o coordenador de Dança, Fabiano Carneiro; da Assessoria Especial, José Maurício Moreira; a coordenadora de Comunicação, Camilla Pereira e a assessora do gabinete da presidência, Ana Amélia Velloso.